ARAÇATUBA | 16 DEZEMBRO
| 23:20 | 22° MIN 35°MAX |
Pancadas de Chuva a Tarde - Fonte: CPTEC/INPE
CULTURA E ARTE
Anunciante
LITERATURA
Xico Sá e Eder Parladore participam de bate-papo no Sesc Birigui
Anunciante

A literatura como forma de resistência, a produção desse tipo de conteúdo e a maneira como é usado com o avanço das redes sociais serão abordadas no bate-papo “Diálogos de Resistência”, com o escritor e jornalista Xico Sá e o jornalista, poeta e redator penapolense Eder Parladore. O encontro é nesta quinta-feira (27), no teatro do Sesc Birigui, das 20h às 22h. Para participar é preciso retirar os ingressos na Central de Atendimento com 1 hora de antecedência. A classificação é livre.

Parladore, que escreve a coluna “Parla!” no site Araçatuba e Região, foi convidado pelo Sesc para mediar o bate-papo com Xico Sá por seu trabalho literário – apesar de ainda não ter livros publicados, o escritor possui centenas de poesias e crônicas que se inserem na chamada literatura de resistência.

Na primeira parte do bate-papo, Parladore vai fazer um percurso biográfico de Xico Sá, que nasceu no Crato, Ceará, e começou a carreira de jornalista em Recife (PE). “Tive a oportunidade de conhecer o Xico em São Paulo, em um bar na Vila Madalena, confesso que conhecia mais o trabalho jornalístico dele na Folha de São Paulo, no GNT e na TV Cultura”, diz o penapolense.

OBRA LITERÁRIA

A obra literária de Xico Sá também será abordada no evento. Ele é autor de livros como o romance “Big Jato”, que foi adaptado para o cinema e no qual o escritor traça um retrato ficcional de sua juventude no Cariri, com a entrada na vida adulta e a descoberta da música e do amor. Escreveu também “Chabadabadá”, no qual fala, com muito humor, sobre os relacionamentos amorosos. Seu mais recente trabalho é “Sertão Japão”, que reúne poemas em haiki, fazendo uma ponte entre o sertão nordestino e a cultura oriental.

Esta última obra, aliás, foi lançada pela editora Casa de Irene, que Xico montou recentemente junto com a mulher, a produtora cultural Larissa Zylbersztajn. O nome é em homenagem à filha Irene, que nasceu no ano passado.

Por isso, o mercado editorial também entre os temas que serão abordados no bate-papo desta quinta-feira. “Vamos falar do momento difícil no consumo de literatura e da crise no mercado de livros no Brasil”, afirma Parladore.

JORNALISMO

O jornalismo é outro assunto do “Diálogos de Resistência”, já que Xico Sá atuou como repórter investigativo, comentarista de programas como “Cartão Verde”, da TV Cultura, e “Saia Justa”, da GNT, além de cronista da Folha de São Paulo. Hoje, escreve uma coluna semanal no El País e é comentarista esportivo da ESPN.

Parladore é formado em Jornalismo pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). Trabalhou em jornais e revistas e, depois, como redator publicitário. Além de se dedicar à literatura, participa do Samborê Barravento, espetáculo musical sobre a cultura negra e as religiões de matriz africana no Brasil.

Após o bate-papo entre Xico Sá e Parladore, o público poderá fazer perguntas.


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.