ARAÇATUBA | 9 DEZEMBRO
| 20:39 | 15° MIN 31°MAX |
Parcialmente Nublado - Fonte: CPTEC/INPE
CIDADES
Anunciante
GERAL
UPA do Umuarama deve abrigar PS Municipal em possível reforma
Anunciante

A Prefeitura de Araçatuba deve transferir para o prédio construído para abrigar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Leste, no bairro Umuarama, as atividades do Pronto-Socorro Municipal, localizado no bairro Aviação. A informação foi dada pela diretora de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Liege Tada Batagim dos Santos, em audiência pública realizada na Câmara na noite de terça-feira (08).


A informação veio a público quando a secretária de Saúde, Carmem Guariente, explicava sobre a situação dos locais de atendimento no município. Chamada à discussão, a diretora disse que a transferência deve ser colocada em prática para que o município possa fazer uma reforma no Pronto-Socorro Municipal.


"Há uma previsão rápida de mudança. Vamos para a UPA para que possamos reorganizar este prédio", disse a dirigente, referindo-se ao PSM.


Carmem, na condição de responsável pela gestão da saúde municipal, emendou: "primeiro a gente usa o que a gente tem", disse. "E a proposta é reorganizar com o que a gente tem para depois pensar em investimentos".


Consolidada a transferência do PSM para a UPA da Zona Leste, é um avanço que o município dá na busca por solucionar problemas de infraestrutura na principal unidade de urgência e emergência pertencente à Prefeitura.


Outra novidade colocada em discussão foi a possibilidade de o Pronto Atendimento do bairro São João voltar a atender pacientes nos finais de semana. Hoje, a unidade atende uma média diária de 300 pacientes, enquanto o PSM passa de 1 mil.


Num primeiro momento, profissionais do PA do São João serão remanejados para o PSM numa tentativa de agilizar os atendimentos naquele local, mesmo que seja transferido. O não funcionamento do Pronto Atendimento aos fins de semana se deve a uma questão contratual. Não há, com a OS (Organização Social) contratada pela Prefeitura para fazer a gestão das duas unidades de urgência e emergência, esta previsão. São contratos que, conforme anúncio já formalizado pelo município, serão cancelados para que novas contratações sejam feitas com regras mais beneficentes aos usuários.


HOSPITAL DA MULHER


O Hospital da Mulher, também é apontado como algumas pessoas da administração municipal e até do meio político como um local também apropriado para receber os serviços do PSM. No entanto, essa possibilidade não deve prosperar.


De acordo com a secretária Carmem Guariente, a pasta que dirige está preparando, a pedido do prefeito Dilador Borges (PSDB), uma minuta de projeto para que o município apresente ao governo do Estado, na tentativa de transformar a unidade em um AME Ambulatório Médico de Especialidades) Cirúrgico. Unidade hoje prometida para a cidade de Penápolis, uma vez que Araçatuba já possui um para atendimentos ambulatoriais.


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.