ARAÇATUBA | 12 NOVEMBRO
| 23:13|
CIDADES
Anunciante
SAÚDE
UniSALESIANO abre espaço para carreta realizar mamografias
Anunciante

Uma parceria entre o UniSALESIANO (Liga Acadêmica de Oncologia), a Prefeitura de Araçatuba (Secretaria Municipal de Saúde), o Supermercado Makro Atacadista e a Acia (Associação Comercial e Industrial de Araçatuba), possibilitou a vinda da carreta do Hospital de Câncer de Barretos ao município, como parte da programação do “Outubro Rosa”.

Entre hoje (15) e quarta-feira (17), a carreta ficará estacionada na UNA (Universidade Aberta da Melhor Idade), do UniSALESIANO, localizada na rua Joaquim Nabuco, 155, no centro.

Todas as mulheres que tiverem mais de 40 anos podem procurar a unidade móvel para fazer o exame de mamografia. De acordo com o coordenador do curso de Medicina do UniSALESIANO, o médico Antônio Henrique Poletto, a carreta tem capacidade para realizar até 12 mamografias por hora. “Eles abriram para a demanda espontânea, que corresponde a 30% do total de exames, e o restante para agendamento”, explicou.

Poletto frisou que a iniciativa de trazer a carreta do Hospital de Câncer de Barretos para Araçatuba partiu dos integrantes da Liga Acadêmica de Oncologia como forma de prevenir e diagnosticar doenças como o câncer de mama. “Mas, há necessidade de a ação estar conectada com a Secretaria de Saúde do município, além dos gastos com estadia e alimentação dos funcionários do Hospital. Dessa forma, a Liga deflagrou a ação e quem arcou com os custos foram a Secretaria de Saúde, Makro e Acia”, explicou.

Nesta segunda-feira (15), o atendimento da carreta na UNA será das 14h às 19h. Já na terça e quarta, das 8h às 14h. Na quinta e sexta-feira, a unidade móvel estará estacionada em frente ao Makro, na rua Clibas de Almeida Prado, bairro Casa Nova, das 8h às 14h.

Ainda de acordo com Poletto, que é médico oncologista, os exames servem para diagnosticar a doença, mas existem formas de prevenção, como: restringir bebida alcoólica; não fumar; praticar atividade física regular, sendo 150 minutos por semana; evitar o sobrepeso; manter dieta balanceada; não realizar reposição hormonal. Ele lembra que gravidez a amamentação diminuem o risco para o câncer de mama.

“Os sintomas da doença podem ser a presença de um nódulo endurecido na mama. Mulheres que não realizam mamografia de rotina perdem a chance do diagnóstico precoce”, concluiu.

 


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.