ARAÇATUBA | 19 AGOSTO
| 2:27 | 14° MIN 28°MAX |
Predomínio de Sol - Fonte: CPTEC/INPE
CIDADES
Unesp passa a atender animais de carroceiros para prevenir doenças

A Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) de Araçatuba lançou na tarde desta quinta-feira (24) o projeto Carroça & Cia, que vai oferecer atendimento de graça a animais de tração que pertencem carroceiros da cidade. A meta é atender cem animais até o fim do ano.

Conforme o professor de Clínica de Grandes Animais Francisco Leydson Feitosa, serão avaliadas as condições clínicas dos animais para fazer um controle preventivo de doenças como tétano e anemia. 
Os animais serão vacinados contra tétano e receberão vermífugos, para evitar anemia provocada por vermes. O atendimento será feito pelo professor e acompanhado por residentes e alunos do quarto ano que estão fazendo a disciplina de clínica.

As vacinas e os vermífugos foram conseguidos gratuitamente por empresas parceiras. O projeto tem o apoio do vereador Lucas Zanatta (PV) e da APA (Associação Protetora dos Animais) de Araçatuba.

O professor explica que o trabalho de prevenção é importante, porque evita que o animal adoeça e possibilita que ele trabalhe de forma digna. “Melhorando a qualidade de vida dos animais, eles vão retribuir com trabalho adequado, terão mais tempo de vida”, afirmou.

Ele lembra que os carroceiros dependem destes animais para sustentar sua família, por isso, o projeto é importante não só pelo bem-estar animal, mas também pelo serviço social, pois seus donos deixarão de gastar com a vacina contra tétano e os vermífugos. “Eles dependem do cavalo pra comprar comida e colocar na mesa. Se o cavalo adoece, não vão ter como sustentar a família”.

O projeto também vai orientar e conscientizar os carroceiros sobre o tipo de alimentação adequado e a importância da hidratação dos animais. “E se a gente perceber que o animal tem um machucado, vamos cuidar e deixá-lo em plenas condições de trabalho”, disse. 

Na tarde desta quinta-feira (24), durante o lançamento do projeto, um animal de tração foi atendido. Sobre o número de atendimentos até o final do ano, o professor afirmou que vai depender da procura dos carroceiros em levar os animais para serem atendidos.

O projeto Carroça & Cia foi concebido há 15 anos, mas foi paralisado por falta de parceria. 
O atendimento aos cavalos, éguas e demais animais de tração será realizado no Hospital Veterinário “Luiz Quintiliano de Oliveira”, da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp, às quartas e quintas, das 14h às 18h.


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.