ARAÇATUBA | 23 OUTUBRO
| 10:29 | 20° MIN 31°MAX |
Pancadas de Chuva a Tarde - Fonte: CPTEC/INPE
ECONOMIA E AGRONEGÓCIO
Anunciante
PARALISAÇÃO DOS CAMINHONEIROS
Sem combustível, usinas suspendem produção de açúcar e etanol
Anunciante

As 150 usinas do Estado de São Paulo, responsável por 60% da produção brasileira de açúcar e etanol, paralisaram suas operações em função do movimento dos caminhoneiros, que entra em seu nono dia nesta terça-feira (29). A medida atinge as 19 usinas da região administrativa de Araçatuba.

Segundo a Única (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), as empresas não têm diesel para abastecer máquinas e equipamentos, peças e alimentos para os refeitórios.

Além do desabastecimento de combustível, os representantes do setor relatam que algumas unidades tiveram os canaviais criminalmente incendiados, após tentarem entregar etanol para garantir o mínimo de suprimento à população.

“A queimada significa perda adicional de receita, já que corresponde a uma quantidade de cana-de-açúcar que não poderá ser processada em tempo hábil para não comprometer a qualidade da matéria-prima”, informou a entidade, por meio de um comunicado.

As 150 usinas paulistas processam, diariamente, mais de dois milhões de toneladas de cana, comprados de 14 mil fornecedores. Por dia, são produzidos 150 mil toneladas de açúcar e 100 milhões de litros de etanol por dia. O setor gera cerca de 310 mil empregos diretos.  

“O cenário é preocupante, porque além de aumentar os custos de produção, reduz o faturamento das unidades produtoras em aproximadamente R$ 180 milhões por dia, o que pode comprometer a sobrevivência de muitas dessas empresas, que já estão com nível de endividamento elevado diante da crise vivenciada pelo setor sucroenergético nos últimos anos”, afirmou a entidade.
Outro fator que deve trazer ônus ao setor e comprometer a entrega dos produtos, segundo a Unica, é o adiamento do período de moagem. Além disso, as indústrias não terão bagaço para fazer a cogeração de energia.
A entidade disse que o setor está preparado para contribuir com a retomada das atividades assim que a greve acabar. “As unidades produtoras possuem equipes preparadas para entregar produtos, especialmente etanol, durante todos os dias, incluindo finais de semana e feriados”.


 


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.