ARAÇATUBA | 15 NOVEMBRO
| 17:38 | 22° MIN 31°MAX |
Pancadas de Chuva - Fonte: CPTEC/INPE
CIDADES
Anunciante
RESÍDUOS
Samar retira cinco quilos de gordura de rede de esgoto
Anunciante

Equipes da Samar  retiraram aproximadamente cinco quilos de gordura solidificada do Poço de Visita localizado no cruzamento entre a avenida Mário Covas e a rua Aguapeí, no bairro Guanabara. A empresa  foi acionada no sábado (18) para realizar a desobstrução no local que estava com extravasamento. No mesmo dia, a equipe realizou a manutenção e detectou que o motivo da obstrução era a grande quantidade de gordura despejada nas redes de esgoto das imediações.

Infelizmente, o despejo de gordura e outros tipos de resíduos nas redes coletoras são comuns e provocam muitos transtornos para a população; e ainda aumenta os registros de solicitações de desobstruções de esgoto, sobrecarregando as equipes operacionais.

As redes de esgoto são dimensionadas para receber 99,9% de resíduos líquidos e apenas 0,01% de sólido. Qualquer tipo de material, e até água da chuva, despejados nas redes de esgoto podem provocar entupimentos, extravasamentos e vários transtornos.

Nos últimos três meses (maio, junho e julho), a SAMAR realizou 423 atendimentos de desobstrução de redes de esgoto. Em períodos de chuvas, o número é bem maior. Entre janeiro 942 atendimentos.

Já as desobstruções de ramais (que liga a rede principal ao imóvel), nos últimos três meses foram 118 atendimentos. Mesmo não sendo período de chuvas (onde as ocorrências são maiores), o número foi bem maior em relação ao período de chuvas (de janeiro a abril), quando foram registrados 88 atendimentos.

COMO PREVENIR ENTUPIMENTOS

Devido ao grande número de solicitações de serviços para desobstruções de esgoto, na maioria das vezes provocadas por despejo irregular de gorduras e lixos em ralos e pias, a Samar orienta para que os moradores realizem periodicamente a limpeza das caixas de gordura. A atenção deve ser redobrada em casos de restaurantes e comércios alimentícios.

Todos os imóveis e estabelecimentos comerciais devem possuir a caixa de gordura. Ela é essencial para a manutenção da rede hidráulica do local, pois impede que a gordura, e outros resíduos sólidos, entrem na tubulação, o que pode causar entupimentos nos ramais e redes de esgoto.

Com a limpeza periódica das caixas de gordura é possível minimizar a degradação do meio ambiente; redução de manutenções e reparos nas redes e até agilizar o trabalho das equipes de desobstruções, redução de transtornos a transeuntes; pois o óleo é muito difícil de ser retirado do esgoto. 

 


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.