ARAÇATUBA | 12 DEZEMBRO
| 12:57 | 22° MIN 34°MAX |
Parcialmente Nublado - Fonte: CPTEC/INPE
POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO
Anunciante
RECUO APÓS PRESSÃO
Salmeirão desiste de 'vender' água e esgoto após 'ouvir voz do povo'
Anunciante

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão (PTB), desistiu nesta terça-feira (27) da ideia de conceder à iniciativa privada os serviços de água e esgoto do município. Ele encaminhou a Câmara pedido para que projeto protocolado na casa há duas semanas seja retirado de tramitação.

Em vídeo distribuído em redes sociais, o chefe do Executivo fala dos motivos que o levaram a recuar da proposta de concessão total dos serviços de saneamento básico no município. Semanas atrás, ele chegou a citar como exemplo de boa alternativa a concessão da água e o esgoto de Araçatuba, hoje sob os cuidados da Samar, empresa pertencente ao grupo GS Inima, da Coreia do Sul.

Salmeirão apresentou como principal justificativa, a vontade popular. “Como prefeito democrático que sempre fui, eu ouvi a população. E como empregado do povo, mesmo a população sabendo de todos os problemas que existem na nossa cidade, entendeu que não era o momento de apresentar o projeto”, diz o chefe do Executivo. “Eu entendo ainda que é o melhor projeto para a água e saneamento da nossa cidade”.

OUTRO PROJETO

Apesar da retirada da proposta de concessão, que previa entregar os serviços de água e esgoto do município à iniciativa privada por um período de 35 anos, Salmeirão afirma que enviará à Câmara, em breve, um outro projeto para a execução de obras de saneamento consideradas necessárias para Birigui.

“Vamos apresentar um outro projeto porque precisamos perfurar um poço profundo, precisamos fazer a interligação com os poços (existentes na cidade) e ao mesmo tempo reformar o poço da Aqua Perola, que está em risco de cair”, diz o prefeito.

O novo projeto que será enviado à Câmara é chamado pelo chefe do Executivo de “Plano B” para a solução parcial de problemas relacionados, principalmente, ao abastecimento da cidade. “Por isso, temos um plano ‘B’ que vou apresentar à Câmara. É a perfuração de um poço profundo no Portal da Pérola 2; a interligação (entre poços da cidade) e ao mesmo tempo a reforma do poço da Aqua Perola”, afirma, sem especificar, no entanto, qual será o conteúdo na nova proposta. Principalmente, no que diz respeito a recursos para a realização das obras por ele apontadas como necessárias.

SATISFAÇÃO E POLÍTICA

No vídeo que espalhou por redes sociais, Salmeirão diz entender que a população de Birigui ficará satisfeita com a retirada do projeto de concessão. Ele ainda diz que, nos últimos dias, foi muito atacado por adversários políticos e alvo de uma espécie de “complô” eleitoreiro.

“Acredito que todos vocês tenham ficado satisfeitos com essa notícia, porque prefeito democrático é aquele que ouve o povo e que sabe, também, voltar atrás em suas decisões”, avalia. “Foi falada muita coisa mentirosa a meu respeito. Eu nunca tive as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas e dizer ainda que, infelizmente, usaram esse projeto como trampolim político para 2020. As pessoas que estão utilizando esse projeto como trampolim para 2020 não estão preocupadas com aquele morador que falta água na sua casa ou com aquela pessoa que teve a sua casa destruída ou parcialmente comprometida quando o cano de esgoto estourou”.

Salmeirão afirma que seus adversários estão mais preocupados com votos do que com os problemas de água e esgoto da cidade. “Esses estão pensando apenas em obter voto, diminuir a imagem do prefeito para que possam em 2020 disputar as eleições. Este prefeito jamais esteve preocupado com voto. Esteve preocupado em resolver os problemas da cidade”, garante.

EM VÍDEO, PREFEITO JUSTIFICA DESISTÊNCIA DE PROJETO:

 


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.