ARAÇATUBA | 15 NOVEMBRO
| 17:27 | 22° MIN 31°MAX |
Pancadas de Chuva - Fonte: CPTEC/INPE
CIDADES
Anunciante
EVENTO
Ritinha Prates realiza a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência
Anunciante

A Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) realiza, desta terça-feira (21) até o dia 28 de agosto a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. O evento é voltado para familiares dos usuários atendidos pela entidade e também para colaboradores. O objetivo é promover a conscientização, reflexão e sensibilização referente aos direitos das Pessoas com Deficiência (PCDs), incentivando as novas gerações para uma convivência harmoniosa e consciente de igualdade social.

 Neste ano, o tema da semana é "Família e Pessoa com Deficiência - Protagonistas na Implementação de Políticas Públicas", como explica a psicóloga do Hospital, Rafaela Bocchio. "O nosso objetivo é expor para a sociedade a importância da inclusão dos nossos usuários, e mostrar que eles têm os mesmos direitos de qualquer outro cidadão".

Com a semana, a instituição também tem o objetivo de proporcionar aos usuários a interação com os familiares. Ainda de acordo com a psicóloga, o papel da família na inclusão da PCD na sociedade é de fundamental importância. "A família é a porta para o processo de inclusão social, por isso essa semana de conscientização é importante não apenas para os colaboradores da associação, mas para os pais e familiares dos usuários também. Eles precisam ser os primeiros a quebrar a barreira do preconceito", conclui.

Segundo a diretoria da Associação, as atividades são uma maneira de reafirmar que os PCDs são cidadãos que merecem a atenção da população e do poder público. "Essas ações (da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência) são importantes para mostrarmos que eles têm sentimentos, como qualquer um de nós, e que gostam de momentos de diversão e de alegria", afirma a presidente da associação, Maria Aparecida Nascimento Xavier. "É o que queremos proporcionar a eles", finaliza.

 

CRONOGRAMA

21/08: Festa em homenagem aos usuários que fazem aniversário no mês de agosto;

 22/08 – Passeio no Speed Park (kartódromo) de Birigui, visando a interação e diversão dos usuários;

23/08 - Café da tarde na Quinta do Sardão, em Guararapes, para promover o contato dos usuários com a natureza e sua inclusão na sociedade;

24/08: Passeio no Hot Planet (parque aquático de Araçatuba), para proporcionar diversão em um ambiente acessível;

 27/08: Passeio no Shopping Praça Nova de Araçatuba, com a presença dos usuários e seus familiares, para trazer maior representatividade das PCDs na sociedade;

28/08: "Balada" para marcar o encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018.

A ENTIDADE

Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates existe há 40 anos. Atua na área da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates (HNRP), com a prestação de serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas, auditiva, física e visual. O HNRP atende atualmente 60 usuários em regime de internação hospitalar (cuidados de longa permanência). A entidade também é a mantenedora do Centro Especializado em Reabilitação III – Ritinha Prates (CER III Ritinha Prates). Entre os seus valores está o tratamento humanizado, além do respeito a conceitos éticos, morais, ambientais e filantrópicos.

 


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.