ARAÇATUBA | 19 DEZEMBRO
| 5:17 | 23° MIN 34°MAX |
Nublado e Pancadas de Chuva - Fonte: CPTEC/INPE
CIDADES
Anunciante
CIDADES
RISCO À POPULAÇÃO: Dirigentes da Saúde de Araçatuba determinam uso de ambulância do Samu com problema de direção
Anunciante
Apesar de a gestão DILAFLOR - formada pelo cimenteiro Dilador Borges (PSDB) e pela defensora dos direitos humanos, da ética, da legalidade e da moralidade, Edna Flor (PPS) - afirmar que a situação da saúde pública no município melhorou na atual gestão, não é bem isso que indica a população e até mesmo funcionários, em especial motoristas do Samu (Serviço de atendimento móvel de Urgência), conforme mostra documento obtido nesta quinta-feira (05) pelo Política e Mais.

O ofício de número 151/2017 é assinado, com data do di3 de outubro, pelos dirigentes administrativos Kelen Cristina Pereira e Anthony Douglas Martins Garcia. Nele, os dois servidores de carreira do município, sendo o segundo contemplado com função gratificada concedida pelo prefeito Dilador Borges, determinam expressamente o uso de ambulância do Samu apresentando problemas em sua direção, o que coloca em risco não apenas funcionários, mas principalmente a população que necessita do serviço.

O documento foi emitido pelos dirigentes após a recusa de profissionais da Prefeitura em dirigir as viaturas de número 514, com problemas de freio, e a 515, com defeito na direção, impedindo os condutores de esterçar corretamente o veículo.

Após reclamações dos motoristas, o dirigente Anthony Douglas, que na prática é mecânico na Prefeitura, recomenda no documento que a viatura de número 514 seja encaminhada a uma oficina que presta serviços ao município, para realização de reparos nos freios.

No entanto, por conta da demanda de chamados de socorro pela população, a orientação expressa no documento é de que a viatura de número 515, mesmo com problema de direção, oferecendo evidente risco a seus usuários.



COM AVAL DA COORDENAÇÃO

O documento ao qual o Política e Mais teve acesso, demonstra que, além dos dirigentes, a coordenação da Secretaria de Saúde de Araçatuba, responsável pelo controle da frota da pasta, tem conhecimento dos problemas nas viaturas e mesmo assim concordou com o uso de uma delas, apesar do problema na direção.

"Segundo o checklist a VTR 515 apresenta direção problema ao esterçar, conforme orientação da coordenação junto ao Anthony ela funcionaria até 514 retornasse da mecânica, pois o problema que a mesma apresenta não oferece risco ao atendimento das ocorrências além de o serviço de urgência e emergência estar com a demanda de chamados alta, não podendo parar totalmente, e será por período pequeno essa troca de viatura que foi avaliado pelo Anthony e o mesmo orientou a continuar", diz expressamente o documento.

REPARO NO FREIO

Após a emissão do documento, o Política e Mais apurou que a viatura 514 teve sensores de freio trocados e está em uso pelo Samu. No entanto, não há uma garantia de quanto tempo o reparo suportará devido ao fato de o veículo rodar constantemente pela cidade.

A viatura 515, conforme apurou a reportagem, está atualmente na oficina e não tem previsão de ser devolvida ao município, uma vez que apresenta outros problemas além do de direção, relatado no documento dos dirigentes que determinaram o uso de veículo com problema para o transporte de passageiros.

PERSEGUIÇÃO FERRENHA

Desde que o governo DILAFLOR assumiu a administração municipal, são recorrentes os problemas envolvendo veículos da Saúde, por conta de problemas que colocavam a vida dos usuários em risco. Além de problemas mecânicos, o Política e Mais e outros órgãos de imprensa já relataram defeitos em ar-condicionado dos veículos, parte mecânica e pneus carecas.

Entretanto, em vez de tomar providências, a administração municipal deflagrou na Secretaria de Saúde uma verdadeira caça às bruxas, para punir, em especial, motoristas que se colocaram contra o uso de veículos em más condições para o transporte de pacientes.

Atualmente, vários deles respondem a processos administrativos ou foram remanejados para outros setores da Prefeitura, em especial a Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos). O Política e Mais, em respeito aos profissionais, vai omitir os nomes dos motoristas para os quais o ofício emitido pelos dirigentes da secretaria foi encaminhado. A medida é para que os mesmos não sejam perseguidos e punidos por conta de um problema que veio à toma através de outras fontes do Política e Mais na pasta.



POPULAR "FIOTÃO"

O dirigente que deu aval para uso da viatura, mesmo com defeito na direção, tem relação íntima com o prefeito Dilador Borges. O mecânico Anthony Douglas, estatutário da Prefeitura, é chamado pelo tucano de "Fiotão", apelido como é conhecido por pessoas do meio político.

Fiotão, além de mecânico, trabalhou nas eleições de 2016 para o candidato a vereador Antônio Rocha (PSB), que é contratado para trabalhar como agente de combate de endemias, mas que, após a posse de Dilador, passou a trabalhar no posto de combustíveis da Sosp, num evidente desvio de função, contrariando uma prática de gestões passadas, por anos abominada pela então vereadora Edna Flor, hoje vice-prefeita de Araçatuba.

Antônio Rocha, aos sábados, conduz um programa de rádio da emissora comunitária Boas Novas, onde, no último sábado (30), o prefeito Dilador Borges passou mais de uma hora concedendo entrevistas. Sem nenhum questionamento contundente do entrevistador, sobre os problemas da cidade, o tucano usou do microfone para falar do que bem quisesse.

Rocha chegou a perguntar se Dilador concorda que a Saúde, em sua gestão, está "muito boa", ignorando problemas que é de conhecimento do servidor/radialista. Na mesma entrevista, o tucano, chegou a criticar populares e a imprensa local que faz críticas a seu governo.

Dilador chamou os críticos de "abutres" que vivem de comer carniça. Se esquecendo que a ave que é exemplo de seu partido, o tucano, tem por hábito se alimentar de ovos e filhotes de outros pássaros ainda em vida.
Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.