ARAÇATUBA | 23 OUTUBRO
| 11:2 | 20° MIN 31°MAX |
Pancadas de Chuva a Tarde - Fonte: CPTEC/INPE
POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO
Anunciante
POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO
Prefeito de Birigui é cassado; Salmeirão pode 'perder' Carlito
Anunciante
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) acatou, em julgamento nesta terça-feira (22), recurso do Ministério Público em AIME (Ação de Impugnação de Mandato Eleitoral) contra o atual prefeito de Birigui, Pedro Bernabé (PSDB), e o vice Carlito Vendrame (PSD). A decisão leva à cassação dos mandatos de seus respectivos mandatos e deve gerar problemas para o futuro administrativo do município.

Pela decisão do ministro Luiz Fux, o TSE reconheceu nesta terça-feira a inelegibilidade de Bernabé e Carlito por oito anos. Ocorre que o atual vice foi reeleito nas eleições deste ano como companheiro de chapa de Cristiano Salmeirão (PTB). Neste caso, a Justiça terá de se pronunciar sobre o que ocorrerá politicamente com Carlito.

No julgamento desta terça-feira, o TSE reconheceu o Ministério Público como titular de um processo movido pelo deputado estadual Roque Barbieri (PTB), contra Bernabé e Carlito, após as eleições de 2012. Derrotado na ocasião, o parlamentar ingressou com ação contra os eleitos por compra de votos. Fato pelo qual Bernabé e Carlito já foram condenados em outras instâncias pela Justiça Eleitoral.

Pouco antes das eleições deste ano, tendo Salmeirão como seu aliado e candidato à Prefeitura de Birigui, Roquinho pediu no TSE a desistência de processo que movia contra Bernabé e Carlito. Porém, o MP abraçou a causa e tocou adiante a ação de impugnação de mandato eletivo.

Impugnação esta que foi reconhecida em nesta terça-feira pelo relator do processo, ministro Luiz Fux. Ele acolheu as argumentações do MP e, o que pode complicar o futuro de Carlito, reconhecei a inelegibilidade da atual dupla de gestores.

Ficando inelegível a partir de agora, Carlito pode ser impedido de ser diplomado pela Justiça Eleitoral e, consequentemente, de tomar posse em 1º de janeiro como vice-prefeito. Neste caso, pelo fato de as eleições já terem sido consumadas, Birigui pode ter a partir de 2017 apenas Salmeirão como prefeito. O papel de vice, caso necessário, passaria a ser exercido por quem presidir a Câmara.

As informações sobre o julgamento do TSE, no caso de Bernabé e Carlito, ainda não estão disponíveis no site do Tribunal. No entanto, etapas do julgamento foram postadas no Twitter, uma das redes sociais da corte, no decorrer da apreciação do caso.
Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.