ARAÇATUBA | 20 JULHO
| 21:16 | 15° MIN 32°MAX |
Predomínio de Sol - Fonte: CPTEC/INPE
CULTURA E ARTE
MÚSICA
Pais passam a noite em fila para garantir vaga aos filhos no Guri

Nem mesmo o jogo do Brasil pela Copa do Mundo, na tarde deste domingo (17), fez um grupo de pais de Araçatuba desistir de conquistar a oportunidade para que seus filhos aprendam um instrumento musical.

Para garantir uma das 172 vagas dos cursos oferecidos pelo Projeto Guri na cidade, essa turma vai passar a noite em frente à Casa de Cultura Adelino Brandão, na Rua Duque de Caxias, onde estão desde a manhã deste domingo, à espera da abertura das matrículas do projeto social que ensina música de graça a crianças e adolescentes.

O Polo Regional do Guri abre às 8h desta segunda-feira (18) a temporada de matrículas. No entanto, como a procura pelos cursos é muito grande, os pais chegaram quase que um dia antes para que seus filhos consigam uma vaga.

REVEZAMENTO

Foi o que fez Adilson dos Santos, que chegou às 10h à Casa de Cultura, para que seu filho Pedro, de 15 anos, consiga aprender saxofone. Para não ficar cansativo, ele se revezou com a amiga Patrícia Aparecida Sampaio, 25, que assumiu o posto de primeiro lugar na fila às 15h.

Novo revezamento está previsto para as 23h, quando Patrícia trocará de lugar com a mãe do adolescente, que vai passar a noite no local e fazer a matrícula do filho nesta segunda. Para o curso de saxofone, há cinco vagas no turno da manhã e três no da tarde.

Quem também aguardava na fila por volta das 20h deste domingo era a adolescente Sara Kelly Sampaio Malfara, de 13 anos. Ela, que é sobrinha de Patrícia, trocará de lugar às 23h com sua mãe, Fabiana Kelly Sampaio Malfara, que vai dormir na fila para que a filha consiga a única vaga de violino disponível no polo.

“Meu sonho é tocar violino, mas como meus pais não têm condições de pagar um curso particular, nós optamos pelo Guri, que é muito conhecido e conceituado na cidade”, disse Sara. Tanto Patrícia quanto Sara assistiram à primeira partida do Brasil na Copa 2018 pelo celular.

PREPARADO

O vigilante Claudemir Batista Santana, 49, nem terminou de assistir ao confronto Brasil e Suíça e se dirigiu à Casa de Cultura Adelino Brandão antes das 17h. Ele foi preparado, com cadeira, coberta, travesseiro, comida e muita disposição para lutar por uma vaga de saxofone para o filho Miguel, de nove anos.

“Sei que os cursos são muito concorridos e fiquei com medo de ficar sem a vaga, por isso vim antes de o jogo acabar. É uma vez só que a gente precisa fazer isso, vale a pena”, afirmou.

A dona de casa Viviane Aparecida Leiroz, 32, estava na fila desde as 18h15. Ela quer uma vaga nos cursos de iniciação musical e coral infantil para a filha Ana Júlia, que tem sete anos. Ela, que estava de bicicleta, levou blusa para enfrentar o frio e bolacha para enganar a fome.

“O sonho da minha filha é cantar e, como eu não tenho condições de pagar, decidi fazer isso por ela. É um sacrifício que compensa”, disse.

O curso de iniciação musical tem cinco vagas para o período da manhã e 28 para o da tarde. Já o de coral infantil, tem 13 vagas, sendo cinco de manhã e oito à tarde.

CURSOS

O Projeto Guri atende crianças e adolescentes com idades entre seis e 18 anos. Em Araçatuba, está com as matrículas abertas para os cursos de saxofone, baixo elétrico, flauta, percussão, trombone, tuba, clarinete, trompete, coral infantil (de seis a nove anos), coral juvenil (de nove a 13 anos), coral jovem (de 13 a 18 anos), iniciação musical, violino, violoncelo e viola erudita. As aulas são ministradas no contraturno escolar, com opções pela manhã e à tarde.

Na regional do Guri que tem como sede o município de Araçatuba, estão disponíveis 664 vagas nos polos de Araçatuba (172); Andradina (81); Avanhandava (76); Bento de Abreu (37); Bilac (30); Brejo Alegre (21); Guaraçaí (31); Guzolândia (12); Jales (24); Luiziânia (14); Nova Canaã Paulista (10); Santa Fé do Sul (18); Sud Mennucci (74) e Valparaíso (64).

O preenchimento das vagas se dá por ordem de chegada. O horário de atendimento é das 8h às 11h e das 13h às 18h. É necessário levar cópia do RG ou certidão de nascimento da criança; cópia do RG do responsável; cópia do documento de guarda (caso o responsável não seja pai/mãe biológico); cópia do laudo médico (caso a criança faça acompanhamento médico ou psicológico); cópia do comprovante de residência; declaração escolar e uma foto 3 X4.

SERVIÇO

O Projeto Guri funciona no prédio da Casa de Cultura Adelino Brandão, localizado na Rua Duque de Caxias, 29, Centro.

O horário de atendimento é das 8h às 11h e das 13h às 18h.

As vagas disponíveis em cada polo podem ser conferidas no  www.projetoguri.org.br


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.