ARAÇATUBA | 9 DEZEMBRO
| 17:2 | 15° MIN 31°MAX |
Parcialmente Nublado - Fonte: CPTEC/INPE
CIDADES
Anunciante
HEMATOMA SUBDURAL
Padre Luigi, do UniSALESIANO, é operado às pressas após lesão cerebral
Anunciante

Reitor do Centro Universitário UniSALESIANO de Araçatuba, o padre Luigi Favero, 74 anos, foi submetido a uma cirurgia cerebral às pressas, na noite desta quinta-feira (22), após sofrer hematoma subdural agudo – acumulação de sangue entre o encéfalo e o crânio. O caso dele é considerado grave, apesar de o quadro clínico ser estável e a equipe médica ter avaliado a cirurgia como bem-sucedida.

Padre Luigi teria passado mal em sua residência, no interior do Colégio Salesiano, no Jardim Sumaré, e levado para o hospital da Unimed, onde foi submetido a tomografia computadorizada e operado na sequência. Ele está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

A assessoria de imprensa do UniSALESIANO emitiu nota à imprensa, na tarde desta sexta-feira (23), confirmando o problema de saúde do reitor. (leia abaixo) O coordenador do curso de Medicina da instituição, o médico Antônio Henrique Poletto, acompanhou a cirurgia e nesta manhã relatou a situação e as condições de saúde do padre a funcionários da entidade.

O hematoma subdural agudo é, geralmente, causado por traumas na cabeça. O sangue se acumula entre as camadas de tecido que envolvem o cérebro. É um tipo de hemorragia que pode levar o paciente à morte, segundo dados médicos consultados pela reportagem do Araçatuba e Região.

RISCOS E SINTOMAS

Apesar de os hematomas subdurais serem, geralmente, decorrentes de traumas, idosos, como é o caso de Padre Luigi, correm o risco de desenvolverem o problema por conta do encolhimento do

céerebro. Fator que faz com que pequenas veias fiquem vulneráveis a se romper. Usuários de medicação anticoagulante; pessoas que fazem consumo abusivo de álcool ou que sofrem quedas frequentes e tiveram repetidas lesões cranianas têm chances maiores de sofrer esse tipo de hemorragia.

De acordo com a literatura médica, os sintomas de hematoma subdural são variados. Tudo depende do tamanho da sua extensão, idade e outras condições médicas do paciente. Quando o sangramento é repentino e severo a pessoa pode perder a consciência e entrar em coma imediatamente. Em casos menos graves a vítima pode aparentar normalidade em dias posteriores à lesão na cabeça, mas lentamente aos poucos vai demonstrando confusão mental e pode até ficar inconsciente.

TRATAMENTO E COMPLICAÇÕES

O tratamento de hematomas subdurais agudos depende da gravidade do problema e também das condições clínicas do paciente. Nos casos mais simples, as pessoas que enfrentam o problema ficam em observação e passam por exames de avaliação. Já nos mais graves, como aconteceu com o padre Luigi Favero, é necessária a realização de cirurgia para diminuir a pressão sobre o cérebro.

Além de ser um problema de saúde que pode levar o paciente à morte, o hematoma subdural também pode levar o paciente à perda de memória e problemas na fala. A recuperação depende do tipo de lesão cerebral e de sua localização.

NOTA DO UNISALESIANO

"Comunicamos que o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, se encontra internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Unimed, em estado grave, porém estável.

Pe. Luigi foi diagnosticado, na noite de ontem (22/11), com um hematoma grande subdural agudo, com desvio de linha média de 13 mm e hipertensão intracraniana.

Ele foi submetido a uma cirurgia, que ocorreu sem intercorrências. Nesta sexta-feira, dia 23, será submetido a uma nova tomografia. Apesar do quadro grave, a equipe médica está otimista com os resultados."


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.