ARAÇATUBA | 9 DEZEMBRO
| 17:13 | 15° MIN 31°MAX |
Parcialmente Nublado - Fonte: CPTEC/INPE
CIDADES
Anunciante
MENOS MÉDICOS
Pacientes enfrentam demora no atendimento no 1º dia sem os cubanos
Anunciante

O primeiro dia de atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Araçatuba sem os médicos cubanos exigiu paciência dos pacientes que procuraram por assistência médica nesta quarta-feira (21). Com número reduzido de profissionais, a espera por uma consulta foi de até quatro horas nesta manhã, em algumas unidades.

Em Araçatuba, 23 médicos cubanos encerraram suas atividades nesta quarta. O governo federal lançou edital para substituir estes profissionais, mas a previsão, se as vagas forem preenchidas, é que os médicos assumam os postos deixados pelos estrangeiros entre os dias três e sete de dezembro.

Até lá, o município vai remanejar profissionais da ASF (Associação Saúde da Família) para minimizar o problema e não deixar a população sem assistência.

Conforme a diretora de Atenção Básica, Aparecida Nava, a ASF realizou estudos para verificar onde a demanda é maior e redistribuir as equipes de acordo com a necessidade.

O município possui, hoje, 33 médicos na Atenção Básica. Com os cubanos, este número chegava a 56.

Na UBS Dr. Alfredo Dantas, no Umuarama, trabalhavam oito médicos, sendo cinco cubanos e três brasileiros.

Hoje, o único médico de plantão na unidade recebeu o reforço de dois colegas que foram remanejados para lá, um com carga horária de 40 horas e outro de meio período.

Além do remanejamento, foi oferecido aos médicos estender o horário de atendimento por meio do pagamento de horas extras, segundo a diretora da Atenção Básica.

“O atendimento vai ficar um pouco mais apertado, mas estamos fazendo de tudo para causar o menos desconforto possível e não deixar a população desassistida”, afirmou.

Conforme ela, nenhuma UBS ficou sem atendimento médico nesta quarta e, apesar da saída dos profissionais cubanos, ela considera que tudo transcorreu dentro da normalidade.

O pronto-socorro municipal, conforme a diretora, também está na expectativa de aumento de fluxo e, se houver necessidade, será proposto aos médicos o aumento da carga horária com o pagamento de horas extras.

PACIENTES

Cerca de cem pacientes aguardavam atendimento na manhã desta quarta-feira (21), entre eles, idosos e crianças, na UBS do Umuarama, que atende uma população de 30 mil pessoas.

A dona de casa Ana Carolina Silva Ataíde, 17 anos, chegou à UBS do Umuarama às 7h desta quarta com a pequena Melissa, sua filha de um ano e três meses.

Após uma espera de pouco mais de três horas, ela conseguiu que a pequena, que está com a síndrome pão-pé-boca, passasse pelo médico.

“Antes, a gente esperava no máximo uma hora para ser atendido. Acho uma pena os cubanos irem embora, eles sempre atenderam a gente muito bem”, afirmou.

A aposentada Neusa Campos, 68 anos, buscou atendimento na manhã desta quarta após uma crise de hipertensão. Chegou às 7h30 à UBS e até as 11h ainda não havia passado pelo médico.

“Meu médico está indo embora, dá dó só de pensar, era sempre muito atencioso comigo”, lamentou.

Quem também estava à espera na UBS do Umuarama era a chapeira Tunilha Araújo Marques, 32. Ela chegou ao local às 7h e até as 10h33 ainda não havia sido atendida.

“Nunca esperei mais de uma hora, foi uma tristeza quando cheguei aqui e vi que os cubanos não estavam mais”, contou.

O aposentado Valdeci Bispo Santana, 78, também sente a saída dos cubanos do Mais Médicos. “Eles eram muito eficientes. Será que os médicos brasileiros vão querer atender nos postos de saúde?”, questiona.

O atendimento domiciliar feito pelas equipes da ESF também deve ficar comprometido com a saída dos cubanos. Somente no Umuarama, a Estratégia Saúde da Família possui sete equipes, sendo que cinco delas ficarão sem médicos.

 

 

 


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.