ARAÇATUBA | 21 AGOSTO
| 3:40 | 17° MIN 31°MAX |
Predomínio de Sol - Fonte: CPTEC/INPE
CULTURA E ARTE
BOAS NOVAS E VIDAS MUSICAIS
ÓPTICA SONORA 4

Boas novas e ótimas vidas musicais a Todos.

A coluna dessa semana traz a nossa ilustre mestra Maria Zei Biagioni narrando sobre o Folclore. Querida amiga, pessoa de extrema luz, sensibilidade e carisma, professora referência no ensino musical brasileiro pela Universidade Livre de Música de São Paulo, e nossa liderança máxima nas baladas artístico-culturais que frequentamos.

Seus ensinamentos ministrados pelo comprometimento e paixão para com a arte musical e os livros publicados em estudos diversos sobre iniciação musical, leitura de partitura e pesquisa sobre o hino nacional brasileiro, contribuíram e contribuem para a formação de diversos músicos, dentre eles, toda a Orquestra de Viola Caipira do Estado de SP.

Conhecemos a Zei, como carinhosamente a chamamos, na Virada Cultural de Araçatuba (2011), na Praça Getúlio Vargas, apresentada pelos também queridos Zé Renato Gimenez e Ana, durante a intervenção artística “Ser máquina ou não Ser, eis a questão”, da artista plástica/fotógrafa Fernanda Russo e do ator/poeta Ed Barba.

Não nos vimos mais. No início de 2012, tivemos uma matéria publicada na Folha da Região divulgando nossa participação no Congresso Internacional de Ravello na Itália, onde apresentamos os estudos sobre a arte musical como recurso de inclusão na odontologia e os benefícios que proporciona ao condicionamento e adaptação da pessoa com deficiência ao ambiente odontológico.

A Zei leu a matéria e gentilmente me ligou parabenizando pelo trabalho. Combinamos um encontro e de lá para cá, nos adotamos com todo carinho, amizade e consideração. Após o sucinto curriculum de nossa professora e a sinopse de como nos aproximamos, convidamos você para desfrutar do belíssimo texto preparado generosamente por ela, assim como, ouvir o repertório musical que escolhi, dentre tantas canções e artistas maravilhosos da Música Popular Brasileira. Ouça, Sinta e

Divirta-se !!!

FRASE: “Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música”, Aldous Huxley.

 

CURIOSIDADE: Curiosidade Os macacos Tamarin encontram conforto em músicas do Metallica, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos. Para chegar a essa conclusão, cientistas fizeram 14 macacos ouvir quatro músicas: “Adagio For Strings”, de Samuel Barber, uma peça sem nome para piano de Nine Inch Nails, parte de “O Grito”, de Tool, e uma música heavy metal do Metallica. Eles queriam comparar como os macacos reagiam à nossa música. Depois deste experimento,

descobriu-se que a única música humana que obteve uma reação nos macacos foi justamente a do Metallica – mas ao invés de deixá-los agitados, eles se acalmaram.

https://hypescience.com/a-musica-explicacoes-cientificas/

TEXTO: Agosto, mês do Folclore - Maria Zei Biagioni

Agosto, mês do Folclore. FOLCLORE, ciência que trata das tradições, usos, costumes e crenças de um povo e vem da palavra inglesa folk = povo e lore = conhecimento, sabedoria. Foi usada pela primeira vez pelo arqueólogo inglês William John Thoms, no lugar de ‘’ antiguidades populares”.

O nosso Folclore é muito rico e oriundo das três raças que aqui se mesclaram durante a colonização: o branco, o índio e o negro e está presente em Festas Populares como as Juninas, o Carnaval, a Festa do Divino e outras. Deles vieram a Música e a Dança, como o Samba, Frevo, Quadrilha, Xaxado, Maracatu,

Pau de fita, os Cantos Infantis, como as Cantigas de Roda e Brinquedos Cantados e os Brinquedos manufaturados como Bolas, carrinhos, jogos com pedrinhas entre outros.

Nos grandes centros temos um folclore diferente das cidades do interior, devido a aculturação, mas as nossas tradições estão sempre presentes através de cantos, danças, pregões, contos, lendas, mitos, brincadeiras infantis que identificam a alma do brasileiro e deveriam ser valorizadas nas Escolas, nos Centros Culturais e pelos meios de Comunicação.

A verdadeira música folclórica brasileira é criada coletivamente e transmitida oralmente e nessa viagem vão sendo acrescidos novos aspectos de cada região encontrados nas manifestações religiosas, nos folguedos e brincadeiras infantis.

ORIGEM AFRICANA temos danças como: QUIMBETE, SORONGO, BATUQUE, CATERETÊ, SAMBA, JONGO, CANA VERDE, LUNDU, CÔCO, CONGADAS CANTOS DE TRABALHO: DE ENGENHO, DE CARNAVAL e ACALANTOS. E os instrumentos musicais: ATABAQUE, AGOGÔ, GANZÁ, CHOCALHOS, TAMBORES, TRIANGULO, BERIMBAU, ADUFE entre outros.

INDÍGENAS temos: a DANÇA DOS CAIAPÓS, DOS CABOCLINHOS, CORDÔES DE BICHOS E PÁSSAROS, PAJELANÇAS, CANDOMBLÉ DE CABOCLO, CATIRA E CATERETÊ e entre os instrumentos musicais, variados tipos de FLAUTAS, TAMBORES, CHOCALHOS, GUIZOS, APITOS, MARACAS e uma infinidade de BASTÕES DE RITMOS. E ainda belas lendas como a do BOI TATÁ, COBRA GRANDE, UIRAPURU, SACI PERERÊ, CURUPIRA, ANHANGÁ e YARA que foram fonte de inspiração de VILLA LOBOS e WALDEMAR HENRIQUE em suas canções.

PORTUGUESES: herdamos as DANÇAS DRAMÁTICAS: NAU CATARINETA, FANDANGO, MARUJADAS, PASTORÍS, REISADOS, BUMBA MEU BOI, e as cantigas de ninar (ACALANTOS), CANTIGAS DE RODA e uma variedade de FOLGUEDOS INFANTIS.

Esperamos que nesse mês de agosto as Instituições Escolares mostrem às nossas crianças um pouco do nosso Brasil através das lendas, cantos, ritmos brasileiros, comidas e trajes típicos, despertando o civismo e o amor ao nosso querido Brasil e destaquem as manifestações folclóricas de Araçatuba como: QUEIMA DE ALHO, FOLIA DE REIS, FESTA DO DIVINO, PROCISSÃO de CORPUS CHISTI e de GRUPOS de KATIRA.

INDICAÇÃO: Diversas Canções, Compositores e Cantores.

Peter Gast – Caetano Veloso

https://youtu.be/aORo3WGRSVs

Paraíso das Hienas – Accioly Neto – Jessé

https://youtu.be/2flxHp1BaOU

Caça à Raposa – João Bosco – Elis Regina

https://youtu.be/eEfy_oSLcR8 

Nós dois – Celso Adolfo

https://youtu.be/AiFIV4CfUCM 

O amor é o meu país – Ivan Lins

https://youtu.be/N1gl1VUa0hU   

Cama Brasileira – Dazaranha

https://youtu.be/Z1-m3tzb8Uc

O circo - Rita Lee

https://youtu.be/KNCJ65RLA2U   

$ Cara – Marina Lima

https://youtu.be/_IwXfEfIziY

Palhaço - Egberto Gismonti

https://youtu.be/6rm518K6cWM   

Água, mãe água – João Bosco

https://youtu.be/BC-7RWCmn6U   

Vídeo       Passarinhos – Emicida Vanessa da Mata

https://youtu.be/IJcmLHjjAJ4   

*essa canção me foi apresentada por minha filha Clara.  


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.