ARAÇATUBA | 17 NOVEMBRO
| 21:50 | 21° MIN 32°MAX |
Poss. de Panc. de Chuva a Tarde - Fonte: CPTEC/INPE
CULTURA E ARTE
Anunciante
BOAS NOVAS E VIDAS MUSICAIS
ÓPTICA SONORA 3
Anunciante

Boas novas e ótimas vidas musicais a Todos.

A semana inicia em contagem regressiva para a próxima apresentação do Projeto Óptica Sonora, com o show FotoLíteroMusical, na Praça João Pessoa, no próximo sábado, 14/07/18 às 20h30. Compareça, será Mágico. Também começo a contar os dias que trarão as tão sonhadas férias merecidas...para momentos bem gostosos. Mas enquanto os dias ainda são de trabalho, aproveito um pouco do meu tempo para discorrer sobre os compromissos cotidianos e formatar o terceiro post da Coluna. Vamos aos informativos dessa semana.

O destaque é dado para alguns trabalhos de artistas locais que fizeram importantes contribuições e são referências na nossa história musical. Periodicamente, pretendemos valorizar a produção artística musical, preservando a memória e tradições que fortaleceram o movimento da música em nossa cidade e região.

Araçatuba possui diversos trabalhos, nos mais variados estilos e propostas, com qualidade diferenciada, lançados em épocas passadas e que são merecedores de reverência. Por meio destes e de muitos outros que serão publicados, escreveremos para preservar esse contexto histórico tão importante na minha formação, e na de tantos outros amigos e pessoas.

Projetos que construíram a abertura de caminhos e possibilidades, participaram do processo de formação de público, influência de opinião e criação de eventos, num período onde tudo era mais escasso, trabalhoso, e de união intensa. Fico feliz por ter a responsabilidade e liberdade de poder postar algumas dessas nostalgias, e considerar valores de nossa terra. Acho importante termos memória e conhecimento da nossa história, para sabermos de onde viemos e conduzirmos para onde vamos. Sem memória, a lembrança não tem canções para recordar. Veja as indicações, ouça, sinta e divirta-se !!!

 

Frase -   Milhares de pessoas cultivam a música; poucas têm a revelação dessa grande arte.  (Ludwig van Beethoven)

 

CURIOSIDADE - Segundo o New Grove Dictionary of Music and Musicians, uma das mais importantes obras de referência sobre música, o ouvido absoluto pode ser divido em algumas categorias:

• Ouvido absoluto passivo: é a capacidade de reconhecer individualmente as notas de uma composição, porém não é eficaz ao cantar sem referências externas.

Ouvido absoluto ativo: além de conseguir nomear as notas escutadas, quem possui tal habilidade é capaz de cantar em qualquer nota mesmo sem uma referência musical.

• Ouvido absoluto muito fino: mais rara, a categoria permite ao detentor da habilidade, além de reconhecer todas as partes da música pelo nome, saber quando uma nota está ligeiramente desafinada (para mais ou para menos) do padrão.

• Ouvido relativo: é a capacidade de identificar uma nota ao ouvir uma segunda como base. A habilidade mais fácil de ser encontrada entre os músicos.

https://www.altoastral.com.br/o-que-e-ouvido-absoluto/

 

Indicação - Farofa Carioca – Moro no Brasil – 1998

Grupo musical brasileiro, do Rio de Janeiro, formado nos anos 1990, com estilo variado devido à combinação de ritmos como rock, pop, rap, reggae, samba e funk. Em concertos, são realizadas apresentações de números circenses e dança concomitante à música. Seus principais vocalistas foram Seu Jorge e Gabriel Moura que seguiram carreira solo. Nesse lugar entrou Mario Broder do Funk'n'Lata.

https://youtu.be/PN4V4SbtZF0

 

World Music - Duo Portal - Música de um Povo Imaginário - 2000

"Inspirada nas músicas de todos os mundos"... essa frase define a música do Duo Portal. Soa atemporal, nordestina, indígena, andina, medieval, indiana, como vinda "de um povo imaginário". Construída delicadamente com os sons da água, cabaça, sinos de cerâmica, monocórdio do Nepal, cuia tibetana, apito Kaiapó, chocalhos borróros e tantos outros timbres sutis, executados nas flautas de Zé Renato Gimenes e nos vasos, ocarinas e calimbas de Gustavo Barbosa Lima, os músicos-compositores do Duo Portal mergulham num universo de referências, despertando uma memória auditiva que esbarra em nosso "inconsciente coletivo". Mestres da música Araçatubense.

https://www.youtube.com/watch?v=u36e33cko3A&list=PLhMFCZV_DH1NmzuxH9BU5RQRerwP6v66E

 

MPB - Fábrica da Arte

O Tempo e a Estrada (2007), completou a trilogia: Fábrica da Arte (1999), Matinal (2003). Lançado em comemoração aos 10 anos, o repertório trouxe músicas inéditas e outras (coletânea) dos CDs anteriores. A coletânea foi escolhida por centenas de pessoas que acompanhavam o trabalho pelo site e votaram em suas preferidas. A Fábrica da Arte criou sua marca na música autoral araçatubense. No link abaixo você poderá ter acesso à obra completa da Banda.

https://www.vagalume.com.br/fabrica-da-arte/

 

Vídeo - A Hard Day’s Night – Beatles – 1964

Feito no auge da beatlemania, esse filme mostra um dia típico na vida da banda – que consistia, basicamente, em fugir de fãs ensandecidas. É uma obra marcante na história da música pop e seus números musicais, adicionados à trama amalucada, são considerados os precursores dos videoclipes.
https://youtu.be/TWbiVqlSMgc

 

AraçaMusic - Magno Martins - Muito Blue - 996

Todas as canções do CD Muito Blue são clássicos da trajetória musical do reconhecido compositor Magno Martins. Produzido pelo pianista Paulo Roberto, esse trabalho injetou motivação para o registro de gravação da geração musical araçatubense dos anos 90 . Nas décadas de 70 e 80, Magno teve passagens históricas e vitoriosas pelos Festivais, com performáticas apresentações e interpretações memoráveis, que marcaram o nome da música de Araçatuba pelas estradas das canções. Outros grandes artistas completaram o time dessa época e das seguintes: César Menezes, Querô, Mauro Rico, Eugênio, Help, Pepa, Reinaldo Penteado, Oseias, Zé Renato Gimenes, Brandini, Calixto Marangoni, Claudião, Carla Fajardo, Marquinho Zambon, Márcio Camarão, Edgarzinho, Julinho Franco, Carla Camargo, José Franco, Geraldo Olivieri, Celsinho, Márcio Negri e irmãos, Rhany, Miltinho, Marcelo Amorin, Fabinho, Val Carvalho, Paulinho Belúcio , Kadá, Osvaldo Martins, Makô, Marinho, Magalena, Bolla, Cafu, Thiago Correia, Lívio Macedo, Fabiano Biba, Julinho Mouro, Daniel Freitas, Christian, Neilton, Zé Aurélio, Marcelo Canal, Guilherme Held, Fernando Antones, Elvis Dean, Talita Rustichelli, Thaís Duran, Bruno Carvalho, Eder, Marcelo Mumu e dos sempre lendários precursores, Ariobaldo Manfredini, Edmundo, Brandinão, Alcides Mazzini, Carlinhos Cavaquinho, Geraldo 7 cordas, Zé Calixto, Mario Eugênio, Sueli, Maria José, Cardoso 7 cordas, Yves, Giba, Grupo Corda e Voz, Amigos da Seresta, Yellows, Trilhos Urbanos, Companhia & Música, Abutaçara, Tuba Trio, Artigo 13, Fábrica da Arte, Banda Ensaio, Pra Quinteto falta um, Banda Aquarius, enfim nomes que me recordo nesse momento e tantos outros que a memória falha, mas com a mesma tamanha importância. Aceitem minhas desculpas, pesquisarei mais profundamente. Procurarei abordar Trabalhos e Artistas locais em futuros posts com mais detalhes. Interessados, favor encaminhar material (link do audio, foto e sinopse do trabalho).

https://www.vagalume.com.br/magno-martins/
https://www.youtube.com/user/MEMORIALDAALMA/videos

 

Música - Guardanapos de Papel (Leo Masliah/vs Carlos Sandroni) - Milton Nascimento

https://youtu.be/INWpbfY4_2k


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.