ARAÇATUBA | 22 SETEMBRO
| 15:55 | 20° MIN 32°MAX |
Parcialmente Nublado - Fonte: CPTEC/INPE
ObituÁrio
Anunciante
COMUNICAÇÃO EM LUTO
Morre Leonardo Sabione, fundador de Sistema de Comunicação em Birigui
23/09/1932
19/06/2018
Anunciante

Morreu na tarde desta terça-feira (19), em Birigui, o jornalista Leonardo Sabioni. Locutor e apresentador de TV, ele veio a óbito no hospital da Unimed daquela cidade, onde estava interna há cerca de 40 dias, após sofrer um infarto e, na sequência, uma forte pneumonia. 

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, ao saber do falecimento de Sabione, decretou luto oficial no município. “Esse decreto é uma singela homenagem a um dos pioneiros da comunicação social em Birigui”, disse Salmeirão assim que recebeu a notícia da morte do comunicador. "Meus sinceros votos de pesar aos familiares". O luto oficial não altera os horários de funcionamento das repartições públicas.

Nascido em 23 de setembro de 1932, Leonardo Sabioni foi um dos pioneiros no empreendimento da radiodifusão. Foi um dos fundadores do Sistema Sabioni de Comunicação e o principal responsável pela implantação da TV Birigui no município.

Casado com Zenaide Aparecida Bosquini Sabioni, teve os filhos Paulo Roberto Sabioni e Waldecir José Sabioni, que  seguiu os caminhos do pai e administra rádios do Sistema Sabioni de Comunicação, além de ser locutor na Tropical FM.

Sabione foi ajudante de alfaiate, vendedor e tintureiro antes de fazer um teste na rádio Clube de Birigui, em 1950. A rádio pertencia a Domingos Lot Neto. Foi locutor comercial, diretor de programação e narrador, além de apresentador oficial dos eventos transmitidos pela emissora.

Atuou também na rádio Cinquentenário e rádio Uirapuru, que depois seria de sua propriedade. Foi líder de audiência no jornal falado Uirapuru, referência de programa jornalístico da região.

Também realizou a transmissão radiofônica de vários eventos, entre eles cívicos, festivos e esportivos de Birigui, com destaque para os carnavais, desfiles de 7 de setembro e aniversário da cidade.

Foi o idealizador do jornal que era distribuído nas portas do cinema, chamado Jurema. E colaborador dos jornais O Biriguiense, A Verdade e A Cidade. Foi proprietário do Cine Bem Hur, que funcionava ao ar livre ao lado da Prefeitura Municipal e proprietário do jornal O Noroestino.

Em 2000, depois de muita luta, conseguiu dar a Birigui sua primeira emissora de televisão, a TV Birigui. Apaixonado pela comunicação social, fundou o jornal tabloide O Formigão, que é distribuído gratuitamente aos sábados em Birigui. 

O corpo de Sabione será velado na capela Bom Pastor, na região central de Birigui. Já o sepultamento ocorrerá nesta quarta-feira, no cemitério da Saudade. Ainda não há previsão de horário do velório e também do sepultamento.

Com informações e imagem da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Birigui.



Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.