ARAÇATUBA | 21 AGOSTO
| 3:39 | 17° MIN 31°MAX |
Predomínio de Sol - Fonte: CPTEC/INPE
OPINIÃO
O DIREITO NO BRASIL

 Já vem de alguns anos o domínio do Direito na sociedade brasileira; decisões judiciais deixaram o mundo restrito dos Advogados, Defensores, Delegados, Procuradores, Promotores, Magistrados e Professores da área jurídica, adentrando no mundo de todos, mormente no mundo aberto da internet.  Hoje qualquer pessoa, com ou sem qualificação, debate uma decisão judicial, dando sua “sentença”. Aquele ditado que “cada cabeça uma sentença” nunca foi tão verdadeiro. Até mesmo os andarilhos, que no momento passam por situação pessoal tão deprimente, discutem a respeito das decisões judiciais.

A situação narrada acima mostra, no meu entendimento, uma grande evolução do Brasil; as pessoas, mesmo aquelas com pouquíssimo conhecimento jurídico, começam a ter interesse em conhecer um “mundo” que domina o mundo, onde qualquer assunto, qualquer situação, tem na área jurídica a posição final. Até mesmo a medicina está totalmente a mercê dos profissionais da área jurídica, com procedimentos médicos sendo discutidos em processos judiciais e não mais em ambiente acadêmico.

Para tanto, é necessário usar a sabedoria para respeitar o tempo de evolução – que é longo – demandando um amadurecimento que surge mais com os erros do que com os acertos, mais com a dor do que com o amor. Acredito que um povo somente consegue um crescimento para formar uma nação e um país forte passando por tais provas e amadurecimentos. Por isto que acredito muito no Brasil. Talvez eu não consiga ver o Brasil ser o País a dominar o mundo, mas um domínio do bem e não do mal; todavia, creio que estamos no caminho, fazendo e abrindo os caminhos. Vamos acreditar.

 
Texto do Dr. Emerson Sumariva Júnior, Juiz de Direito Titular da 3ª. Vara Criminal e Corregedoria da Polícia de Araçatuba, atual Juiz Diretor da 2ª. RAJ (Região Administrativa Judiciária) e Professor da UniTOLEDO.


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.