ARAÇATUBA | 21 SETEMBRO
| 1:24 | 18° MIN 30°MAX |
Pancadas de Chuva - Fonte: CPTEC/INPE
POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO
Anunciante
TUDO CERTO
Ministério Público arquiva denúncia de vereador contra Salmeirão
Anunciante

O Ministério Público de Birigui arquivou o inquérito civil instaurado para apurar eventuais irregularidades na contratação de serviços de informática da empresa Mitra Acesso em Rede e Tecnologia de Informação Municipal pela Prefeitura, em 2017, no valor de R$ 2,8 milhões. A denúncia foi feita pelo vereador José Fermino Grosso (DEM).

A empresa foi contratada para realizar o chamado georreferenciamento, mapeamento aéreo por meio de fotos de todos os imóveis do município, para atualizar as plantas e o cadastro de imóveis da cidade, possibilitando a atualização dos valores cobrados de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Em sua denúncia, o vereador argumentou que, para prestar o serviço de georreferenciamento, a empresa deveria ser homologada na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e no Ministério da Defesa, o que não seria o caso da Mitra. Fermino argumentou, ainda, que este serviço não está no objeto social da Mitra e que, por isso, a empresa terceirizou o trabalho.

O parlamentar, que faz oposição ao prefeito Cristiano Salmeirão (PTB), questionou também a licitação, na modalidade pregão, para a contratação do serviço de georreferenciamento, que requer alta tecnologia.

SEM IRREGULARIDADES

Para o MP, porém, não houve irregularidades no processo licitatório, uma vez que há decisões do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) permitindo a contratação de empresas de informática pela modalidade  pregão.

Sobre o fato de a empresa não possuir homologação na Anac e no Ministério da Defesa, a promotoria destacou que isso não é necessário, pois o serviço foi terceirizado (o que é permitido, segundo o MP), para uma empresa que possui esta documentação.

A Mitra foi contratada em outubro do ano passado pela Prefeitura. Além do georreferenciamento, ficou responsável também pela integração dos bancos de dados municipais para a criação do Cartão Cidadão, para facilitar o atendimento à população que precisa dos serviços públicos municipais.

INVERDADES

Ao comentar o arquivamento da denúncia, o prefeito Cristiano Salmeirão (PTB) disse que sua gestão é transparente e segue as legislações pertinentes e regramentos para a contratação de serviços. “O parlamentar não tomou conhecimento deste trabalho da Mitra e disse inverdades sobre o serviço que está sendo realizado”, disse Salmeirão.


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.