ARAÇATUBA | 15 NOVEMBRO
| 18:37 | 22° MIN 31°MAX |
Pancadas de Chuva - Fonte: CPTEC/INPE
CIDADES
Anunciante
CRISE NA SAÚDE
Mil mulheres estão na fila de espera por mamografia em Araçatuba
Anunciante

O Hospital da Mulher de Araçatuba completa dois meses sem realizar mamografias. Os exames foram suspensos no dia 28 de abril, após a Prefeitura decidir não renovar o contrato com a empresa Ambrósio & Ambrósio Radiologia Ltda EPP, que prestava serviços ao município desde 2009. Há mais de mil mulheres na fila à espera do exame.

Apesar da grande quantidade de pacientes aguardando pelo procedimento, a Prefeitura não informou quando o processo licitatório será concluído para a contratação de uma nova empresa que ficará responsável pela realização das mamografias.

Em nota, a Prefeitura informou que “a Secretaria Municipal de Saúde está encaminhando as descrições dos serviços para a abertura da licitação”.

Em maio, a secretária de Saúde, Carmen Guariente, informou, por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura, que os serviços de mamografia seriam restabelecidos em um mês, o que não aconteceu.

CONSELHO

A justificativa do município para não renovar o contrato com a antiga prestadora do serviço foi um questionamento feito pelo Conselho Municipal de Saúde em relação ao pagamento pelos exames. A empresa recebia por lote, independentemente se a paciente agendada comparecia ou não para realizar o procedimento. A ideia, agora, é fazer o pagamento por exame realizado.

“Por recomendações do Conselho Municipal de Saúde, nas prestações de contas quadrimestrais, estamos realizando uma nova licitação, devido à necessidade de alteração no contrato, a fim de atender estas recomendações”, disse a secretária municipal de Saúde, quando decidiu não renovar o contrato, no final de abril.

CÂMARA

A suspensão dos exames foi alvo de críticas na Câmara Municipal. O vereador Arlindo Araújo (PPS) chegou a apresentar um requerimento com pedido de informações sobre o assunto e afirmou, na ocasião, que o município poderia ter mantido o serviço até a realização da nova licitação, para que as mulheres não ficassem sem o serviço.

Os exames de mamografia, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, continuarão a ser feitos no Hospital da Mulher.

ESPERA

O município de Araçatuba possui outros dois serviços que atendem ao exame de mamografia, que são a Tomoson e o AME (Ambulatório Médico de Especialidades). Este último, no entanto, atende toda a região.

Até a licitação para a contratação de uma nova empresa ser concluída, a secretária de Saúde disse que serão priorizados os exames das mulheres que tenham sintomas ou alguma suspeita de câncer. “Aquelas mulheres que fazem o exame de rotina aguardarão o funcionamento do novo serviço”, disse Guariente.

A determinação da secretária contraria o que é preconizado pelas organizações de saúde da mulher, que orienta a realização periódica de exames como prevenção do câncer de mama. Muitos casos da doença, inclusive, são descobertos durante os exames de rotina, que deixaram de ser oferecidos em Araçatuba há dois meses.

SEM PARTOS

Com o fim das mamografias no Hospital da Mulher, esta unidade de saúde mantém, hoje, somente os serviços de Banco de Leite Humano e uma lavanderia, já que desde setembro do ano passado, o hospital não realiza mais partos, que passaram a ser feitos na Santa Casa de Araçatuba.

 


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.