ARAÇATUBA | 9 DEZEMBRO
| 18:10 | 15° MIN 31°MAX |
Parcialmente Nublado - Fonte: CPTEC/INPE
CIDADES
Anunciante
EM BUSCA DA CURA
Medula de polonês chega ao Brasil para salvar a vida de guararapense
Anunciante

A medula óssea do jovem polonês de 26 anos que dará uma nova vida ao guararapense Thiago Marini Wilfer, 34 anos, pousou em solo brasileiro na manhã desta quinta-feira (29), após viajar 10 mil quilômetros, da Polônia até São Paulo (SP), onde Thiago está internado para se submeter ao transplante de medula, que é a esperança de cura para a leucemia que enfrenta há quase dois anos.

O procedimento será realizado na manhã desta sexta-feira (30), no IBCC (Instituto Brasileiro do Controle do Câncer), localizado no bairro da Mooca,  na capital paulista.

“A medula já chegou ao hospital e está bem próxima da gente. Estamos muito emocionados, muito felizes e cheios de gratidão por este anjo polonês que doou um pouquinho de si para salvar a vida do Thiago”, afirmou a esposa Marina Wilfer. “Que todos sigam seu exemplo, salvem a vida e o futuro de alguém”, pediu.

Não é por menos que a família está tão emocionada. A luta para salvar a vida de Thiago não tem sido fácil. Foram várias internações, dezenas de dias no hospital, recaídas, incertezas e medo. Mas a esperança venceu em cada batalha, com a superação do Thiago e da família em busca da cura.

Na tentativa de achar um doador, amigos e familiares fizeram uma grande campanha pelas redes sociais para encontrar um doador 100% compatível. As ações levaram centenas de pessoas aos hemonúcleos de várias regiões do País para se cadastrarem como doadores de medula.

Mas não foi no Brasil que encontraram o anjo capaz de salvar a vida do guararapense. O polonês de 26 anos foi o doador que apresentou maior compatibilidade com o brasileiro: 90%.

PREPARAÇÃO

Para se preparar para o transplante, Thiago foi internado na última quarta-feira (21) no IBCC. A preparação para receber a nova medula incluiu duas sessões de quimioterapia e outras seis de radioterapia, para zerar a medula doente e ficar apto para o transplante.

“Ele está ótimo, forte e estamos muito confiantes”, disse Marina. Ela conta que o exame da medula que ele fez recentemente deu zerado, ou seja, sem nenhuma célula cancerígena. “Foi um milagre, já que ele estava com algumas células e a chance disso acontecer era mínima! Agora, o transplante se torna mais eficaz”, comemorou. Ela pede que as pessoas que acompanham e torcem pelo Thiago continuem orando e mandando boas vibrações, principalmente nesta sexta-feira.
O transplante deve durar duas horas, em média, e é semelhante a uma transfusão de sangue. Thiago deverá ter alta médica do IBCC em janeiro, já que a pega medular (quando a medula nova começa a funcionar no transplantando, produzindo células do sangue em quantidades suficientes) demora cerca de um mês.

ENXERTO-CONTRA-HOSPEDEIRO

Depois disso, Marina e Thiago vão permanecer na capital paulista, morando próximo ao hospital, porque ele pode ter reações após o transplantee precisará ser socorrido imediatamente. “Nós vamos ter que ficar em São Paulo, porque, se ele passar mal, precisa ser socorrido imediatamente”, explica Marina.

O principal receio é que Thiago possa desenvolver a chamada doença enxerto-contra-hospedeiro, que ocorre quando as células do doador (o enxerto) reagem contra o organismo do paciente (hospedeiro). No entanto, a doença pode surgir mesmo que o doador seja um irmão ou irmã.

Ela pode ser aguda, ocorrendo nos primeiros 60 dias após o transplante e comprometer a pele, fígado e o trato gastrointestinal. Já a crônica surge até um ano após o procedimento e compromete vários órgãos, como olhos ou pulmão. O tratamento é feito com medicamentos e acompanhamento de exames laboratoriais.

GRATIDÃO

O clima, nesta quinta-feira, no entanto, é de alegria e gratidão. “Obrigada Senhor Jesus por tudo o que está fazendo pelo Thiago, obrigada anjo polonês por devolver a esperança de viver para nosso Superman e obrigada a todos que oram e torcem tanto por nós”, afirmou Marina. “Sabemos que ainda há muita luta pela frente, mas estamos muito felizes, gratos e confiantes na cura do Thiago”, finalizou.

 

 


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.