ARAÇATUBA | 12 NOVEMBRO
| 22:15|
CIDADES
Anunciante
SAÚDE PÚBLICA
Hospital da Mulher retoma mamografias após seis meses
Anunciante

O Hospital da Mulher voltará a fazer exames de mamografia neste mês, que é marcado pela campanha de prevenção de câncer de mama, o chamado Outubro Rosa. A previsão é a de que os atendimentos, que estão suspensos desde abril, recomecem na segunda-feira (22). A fila de espera de pacientes que aguardam por mamografia em Araçatuba é de duas mil mulheres, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Na próxima semana, n0 entanto, Araçatuba vai receber uma carreta do Hospital de Câncer de Barretos, que atenderá em locais públicos por cinco dias. A partir desta segunda-feira (15), todas as UBSs vão funcionar com horário estendido, das 7h às 20h. No sábado (20), o atendimento será das 8h às 14h.

Os serviços no Hospital da Mulher serão prestados pela Ambrósio & Ambrósio, vencedora da licitação. A empresa presta serviços ao município desde 2009, mas, em abril deste ano, a Prefeitura decidiu rescindir o contrato para modificar a forma de pagamento pelos exames, após observação feita pelo Conselho Municipal de Saúde.

Até então, o município pagava por um pacote de serviços, mesmo que os pacientes faltassem. Agora, o pagamento será feito por exame realizado. O contrato, assinado na semana passada, prevê um valor de R$ 323.040,00. Deverão ser realizados, no mínimo, 300 exames por mês.

O prefeito Dilador Borges destaca que a mudança tem como objetivo o 'investimento inteligente', garantindo que o dinheiro público seja usado de forma racional. "Antigamente, tínhamos um altíssimo nível de faltas nas consultas. Dezenas de mulheres marcavam e não compareciam. Tiravam a chance de outra pessoa ser atendida e ainda a Prefeitura pagava pela consulta”, afirmou. Ele disse ainda que serão realizados esforços para que as mulheres compareçam no dia e na hora marcados para o exame.

No período em que os trabalhos no Hospital da Mulher estavam suspensos, a administração manteve uma média de 300 atendimentos por meio de uma clínica conveniada e do AME (Ambulatório Médico de Especialidades). Entretanto, duas mil mulheres estão na fila de espera para realizar mamografias, déficit gerado no período de seis meses em que os exames ficaram suspensos no HM.

De acordo com secretária de Saúde, Carmem Silvia Guariente, para diminuir a fila ou o tempo de espera pelo atendimento, a empresa fará atendimentos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para a campanha do Outubro Rosa, haverá um mutirão no sábado (27), das 8h às 17h. Serão atendidas mulheres que aguardam agendamento através das Unidades Básicas de Saúde.

CARRETA

A unidade móvel de exames contra o câncer de mama do Hospital de Barretos atenderá em Araçatuba na próxima semana. Entre esta segunda-feira (15) e quarta-feira (17), ela ficará em frente à UNA (Universidade Aberta da Melhor Idade), na rua Joaquim Nabuco, 155, no centro. Na quinta-feira (18) e sexta-feira (19), ela está em frente ao Supermercado Makro Atacadista, na rua Clibas de Almeida Prado, no bairro Vila Nova.

No primeiro dia, o atendimento será das 14h às 19h. Na terça, quarta e quinta-feira, das 8h às 14h. Na sexta-feira, as mulheres serão acolhidas das 8h às 14h.

A diretora do Departamento de Assistência Básica de Araçatuba, Aparecida Nava, destaca que esta mobilização do Outubro Rosa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo de útero e fazer os exames necessários.

"Realizaremos o mutirão de atendimento dos exames e ainda atividades de sensibilização da comunidade feminina, para as condutas adequadas à prevenção, até com busca ativa das mulheres que estejam com o papanicolau em atraso", destaca Aparecida Nava.

 


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.