ARAÇATUBA | 22 JUNHO
| 15:55 | 16° MIN 29°MAX |
Parcialmente Nublado - Fonte: CPTEC/INPE
CIDADES
PREPAREM OS CASACOS
Frio chega à região e temperatura pode cair a 13 graus até o domingo

Após dois meses de um outono atípico e quente, com temperaturas acima do normal, o araçatubense terá de tirar os casacos e cobertas do armário neste fim de semana, pois haverá uma virada radical no tempo. A previsão aponta queda brusca na temperatura, que deve chegar aos 13 graus no domingo (20) e aos 10 graus na segunda (21). O frio que vem por aí é o mais intenso do ano até agora.

Uma grande frente fria avança sobre a América do Sul, trazendo uma massa de ar frio de origem polar bastante intensa, conforme a meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo. As temperaturas começam a cair neste sábado (19), quando há previsão de temporais com chuva forte e ventania em todo o Estado de São Paulo. 

As rajadas de vento podem chegar a 80 km/h. Mas é no domingo que começa o efeito mais intenso do ar frio na região. O dia terá sol, mas com vento gelado, por isso a sensação térmica de frio vai ser grande. 

As madrugadas de segunda (21) e terça-feira (22) devem ser as mais geladas do ano, com a temperatura mínima de nove graus em Araçatuba. Em todas as regiões paulistas, a previsão é de ficar abaixo dos 10 graus, havendo possibilidade de geadas no Sul do Estado de São Paulo. As temperaturas só voltam a subir na sexta (25), chegando aos 15 graus.

BLOQUEIO

O mês de abril foi de pouco frio, conforme a meteorologista do Climatempo, por causa de um bloqueio atmosférico que dificultou a passagem do ar polar sobre a América do Sul. O bloqueio é consequência da temperatura da água do mar do Atlântico Sul e do Pacífico, o que interferiu na circulação de ventos.

Após a semana gelada, entre 19 e 25 de maio, é possível ter massas polares mais fortes do que a prevista para os próximos dias. No entanto, a meteorologista alerta que não vai fazer frio durante todo o inverno. Ela descarta, inclusive, a informação que circulou na internet de que 2018 seria marcado pelo frio intenso. “Na média, o inverno não vai ser excepcionalmente frio”, garante Josélia. 

Ela destaca que o fato de termos uma frente fria intensa agora é absolutamente comum e não significa que todas as outras frentes frias do inverno serão tão intensas. “Não teremos um outono nem um inverno memoráveis por causa do frio”, disse, destacando que haverá semanas com frio menos intenso.

As mais fortes devem acontecer neste último mês de outono e no primeiro mês e meio de inverno, que começa no dia 21 de junho. “Durante o mês de junho ainda teremos a entrada de várias massas polares, e algumas, de alta intensidade”, afirmou a meteorologista. As ondas frias podem se estender até o início de julho, mas depois, não deve haver ondas de frio tão intensas.


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.