ARAÇATUBA | 19 OUTUBRO
| 17:38 | 20° MIN 30°MAX |
Pancadas de Chuva a Tarde - Fonte: CPTEC/INPE
CIDADES
Anunciante
Festa da Padroeira tem caminhada entre as novidades deste ano
Anunciante

A região diocesana de Araçatuba, uma das quatro que formam a Diocese de Araçatuba, tem uma diversificada programação para a comemoração em louvor a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do município-sede e desta mitra diocesana. No dia 12 de outubro, atos de fé e missas fazem parte da celebração dos 301 anos da aparição da imagem mariana nas águas do rio Paraíba do Sul.

Considerada uma das mais tradicionais comemorações da região, a barqueata em louvor a Nossa Senhora Aparecida promete emoção e devoção. O ato de fé, contudo, tem uma grande novidade que antecipará os ritos: a caminhada dos fiéis.

Pela primeira vez, devotos da cidade se organizaram e realização uma caminhada de fé que sairá às 2h da Paróquia Sant’Ana até a barranca do rio Tietê. Os fiéis contarão com serviços de apoio para o bem-estar e acolhimento de todos. O trajeto tem cerca de 20 quilômetros e deve ser concluído até as 7h, horário que começa a oração do Santo Terço, o qual deve contar com a presença do bispo diocesano d. Sérgio Krzywy.

Ainda sobre a caminhada, o padre Orlando Maffei, pároco da Paróquia Sant’Ana, explica que o ato de fé partiu do amor dos fiéis pela Mãe Aparecida. “Em 2017 já tínhamos registros de pessoas que foram a pé até a barranca do rio. Contudo, este ano grupos de fiéis se organizaram e tornaram a caminhada, já conhecida na região do Santuário de Aparecida, um evento além da paróquia. É mais uma prova que o povo araçatubense tem uma fé admirável e crê nas maravilhas de Deus”, afirma.

Há ainda um grupo de ciclistas profissionais que irão fazer o trajeto pedalando. Segundo Maffei, eles irão sair da Paróquia Sant’Ana, às 5h, chegando às 7h na ponte. “São ciclistas que já pedalam como esporte e têm todo preparo. Convidamos quem já é preparado para o esporte a participar conosco”.

Antes da oração do Terço no rio, haverá um momento de oração com os condôminos do rancho Boulevard das Acácias, às 6h30.

BARQUEATA

Após a oração do Santo Terço defronte ao rio, começará a tradicional barqueata, existente há 15 anos. O trajeto fluvial sai da ponte Pio Prado às 7h30, de onde a imagem mariana receberá uma “chuva de rosas”.

A partir daí, a procissão pelo rio passará pelos ranchos Copacabana, Riviera da Barra, Itapoã e Costa Azul, concluindo a passagem pelo condomínio Santa Fé, onde acontecerá um café da manhã e a recepção à imagem da Padroeira, a qual segue dali até o Pé-de-Galinha, para uma procissão com os motociclistas, partindo da avenida José Ferreira Baptista até a Paróquia Sant’Ana, onde acontece, às 11,  a missa em louvor a Nossa Senhora Aparecida e às crianças.

PELA CIDADE

Além da programação acima, outras ações estão programadas. A Paróquia São Sebastião realiza uma carreata prosseguida de missa da bênção. Segundo a paróquia, o evento sairá, às 7h30 da capela do bairro Engenheiro Taveira, passando pela capela do bairro Rosele e bairro Vila Alba, terminando com missa na Paróquia São Sebastião, às 8h.

Ao final da missa, serão abençoados carros, chaves e demais objetos.  

A Catedral Nossa Senhora Aparecida (Matriz) encerra no dia 12 o seu tríduo em louvor à padroeira, entre os dias 9 e 11 contará com o Ofício da Imaculada seguido de missa, às 7h.

À noite, será realizada a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano e concelebrada pelos demais padres de Araçatuba. A celebração acontece às 19h.

 

CONFIRA TODOS OS HORÁRIOS DE MISSA

8h – Paróquia Divino Espírito Santo (Alvorada) e Paróquia Santo Antônio (Vila Estádio)

8h – Paróquia São Sebastião.

9h – Paróquias São Francisco e Santa Clara (Pinheiros), São Francisco de Assis (Guanabara), Imaculado Coração de Maria (Paraíso), São Paulo Apóstolo (Quermeshow) e Nossa Senhora de Fátima (Jussara) .

10h – Santuário Paróquia São Joao Batista e São Judas Tadeu (São João).

10h –  Paróquia Bom Jesus da Lapa (Vila Mendonça) – Terço às 10h e missa às 10h30.

11h – Paróquia Sant’Ana.

16h – Capela do bairro rural da Pratinha.

19h – Catedral Diocesana Nossa Senhora Aparecida.

19h30 – Capela Santo Expedito (bairro Hilda Mandarino) .

 

 

 


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.