ARAÇATUBA | 19 JANEIRO
| 19:8 | 21° MIN 34°MAX |
Poss. de Panc. de Chuva a Tarde - Fonte: CPTEC/INPE
CIDADES
Anunciante
SAÚDE PÚBLICA
Explode número de acidentes por picada de escorpião em Araçatuba
Anunciante

O número de acidentes por picada de escorpião explodiu em Araçatuba na última semana. Entre os dias 7 e 14 de dezembro, foram registrados 69 casos, o que significa que 9,8 pessoas foram picadas pelo aracnídeo por dia na última semana. Antes, a média era de três pessoas picadas por dia.

Até o dia sete deste mês, a Vigilância Epidemiológica havia registrado 1.093 casos. Nesta sexta-feira (14), o número saltou para 1.162 pessoas picadas por escorpião, entre os dias 7 e 14 de dezembro, um aumento de 6,3%. A Vigilância atualiza as ocorrências semanalmente, sempre às sextas-feiras.

CALOR

Este aumento, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, deve-se ao calor e à falta temporária de chuva, que levam os escorpiões a saírem em busca de alimento. Além disso, o verão é época de procriação, o que também leva a um aumento natural de sua população .

MEDIDAS

Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, o município já vem adotando medidas para conter estas ocorrências. Dentre elas, estão a visita de agentes a residências para orientar os moradores; divulgação dos cuidados que devem ser tomados; fiscalização intensificada de terrenos baldios e imóveis abandonados e bloqueios em casos de registro de picadas.

MULTA

Ainda segundo a assessoria, a Prefeitura tem multado donos de terrenos que não têm feito a limpeza, no valor de 10% do valor venal do imóvel. Em caso de reincidência, é cobrada uma multa com o dobro deste valor.

Como exemplo de ação de combate ao aracnídeo, a Prefeitura citou uma casa abandona que será demolida na próxima segunda-feira (17) por apresentar risco à saúde pública.

ORIENTAÇÃO

Em caso de picada de escorpião, a vítima deve buscar atendimento no pronto-socorro municipal, para avaliação da necessidade de aplicação do soro antiescorpiônico, pois existe uma escala de gravidade desses acidentes, que determina ou não o uso do soro. Esta avaliação somente pode ser feita por um médico que, em caso de necessidade, encaminhará o paciente à Santa Casa, onde o soro será aplicado. 

 

 

CONFIRA AS ÚLTIMAS ESTATÍSTICAS

DIVULGADAS PELA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

ACIDENTES POR PICADA DE ESCORPIÃO: 1162 CASOS ATÉ 14/12/2018

ACIDENTES POR PICADA DE ESCORPIÃO: 1093 CASOS ATÉ 07/12/2018

ACIDENTES POR PICADA DE ESCORPIÃO: 1075 CASOS ATÉ 30/11/2018

Fonte: Vigilância Epidemiológica de Araçatuba


 


 


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.