ARAÇATUBA | 17 NOVEMBRO
| 21:21 | 21° MIN 32°MAX |
Poss. de Panc. de Chuva a Tarde - Fonte: CPTEC/INPE
CIDADES
Anunciante
SAÚDE
Estado diz que PS não atualizou quadro de paciente com demência
Anunciante

A Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross) informou que o pronto-socorro municipal de Araçatuba não considerou todas as necessidades de atendimento para o aposentado Geraldo César Érnica, que sofre de demência e aguarda, há 15 dias, no PS, uma vaga em um hospital.

Conforme a Cross, o pronto-socorro também não atualizou devidamente o sistema da Central com informações sobre seu quadro clínico, que apresentava instabilidade.

“O caso requer atendimento multidisciplinar, englobando assistência psiquiátrica e atendimento em urologia, devido a outras comorbidades (do paciente)”, informa a Cross, por meio da assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do Estado.

Segundo a assessoria, a Cross e o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Araçatuba estão atuando juntos para providenciar atendimento em uma unidade de saúde apta a atender a complexidade do caso.

ENTENDA O CASO

A vendedora Sônia Maria do Prado Érnica está há 15 dias com o seu esposo, o aposentado Geraldo César Érnica, no pronto-socorro municipal de Araçatuba. Ele sofre de demência e não consegue vaga em um hospital, apesar de indicação médica para internação.

O aposentado chegou a ser encaminhado para o Hospital Espírita João Marchesi, que atende pacientes psiquiátricos. No entanto, a direção da unidade informou que ele não poderia ficar lá, pois seu caso é de origem neurológica e o local não possui especialistas na área.

O diretor clínico do João Marchesi, Felipe Sabó, disse ainda que o paciente deveria ser encaminhado para um hospital geral com leito psiquiátrico, para estabilização do quadro de agitação psicomotora. Ainda segundo ele, o aposentado tem Demência de Lewy, que possui origem neurológica.

OUTRO LADO

A Santa Casa de Birigui, que gerencia os serviços de urgência e emergência de Araçatuba, negou que não tenha atualizado as informações do quadro clínico do paciente no sistema da Cross. “A atualização é feita todos os dias”, rebateu a assessoria de imprensa da Santa Casa de Birigui.

O PSM informou, ainda, que o aposentado Geraldo César Érnica será transferido para a Santa Casa de Araçatuba, de ambulância, por determinação da Cross.

 

Leia abaixo a íntegra da nota enviada pela assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde:

“A Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross) informa que a solicitação inicial feita pelo serviço de origem do Sr. Geraldo Cesar Ernica não considerou a integralidade das necessidades de atendimento para o paciente, nem atualizou devidamente o sistema com informações sobre seu quadro clínico, que apresentava instabilidade.

O caso requer atendimento multidisciplinar, englobando assistência psiquiátrica e atendimento em Urologia, devido a outras comorbidades. Por isso, a Central e o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Araçatuba estão atuando juntos para providenciar atendimento unidade de saúde apta a atender a complexidade do caso.”

 

 


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.