ARAÇATUBA | 12 NOVEMBRO
| 22:9|
CULTURA E ARTE
Anunciante
SÓ NA PROMESSA
Estado afirma que Araçatuba está, de novo, fora da Virada Cultural
Anunciante

Apesar de o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), ter anunciado, em abril deste ano, que a cidade teria novamente os shows da Virada Cultural Paulista em 2018, a Secretaria da Cultura do Estado informou, nesta segunda-feira (29), que o município não receberá o evento, pela segunda vez consecutiva.

A Virada Cultural é realizada por meio de uma parceria entre os municípios e o governo do Estado, que disponibiliza grade de shows com grande variedade de artistas e estilos. A assessoria de imprensa da Prefeitura chegou a publicar, em seu site oficial, em abril, um texto informando que os shows em Araçatuba seriam realizados nos dias dois e três de junho. O evento acabou sendo adiado para novembro pela Secretaria de Estado da Cultura, para possibilitar a participação de mais municípios.

Em abril, ao confirmar a participação de Araçatuba na virada, a secretária municipal de Cultura, Tieza Lemos Marques, chegou a dizer que estava preparando uma “lista generosa” com sugestões de atrações ao Estado. “Nossa justificativa por não participarmos no ano passado foi compreendida, Araçatuba tem grande tradição na Virada Cultural e estamos de volta”, afirmou Tieza, em matéria publicada no site do município em abril deste ano.

Ela disse, ainda que o investimento na Virada era uma obrigação da Prefeitura. “Essa é a oportunidade que o município tem de oferecer shows de bom padrão para a população. É um investimento importante, interessante. É um direito e uma obrigação: direito da população e obrigação da prefeitura”.

Na mesma matéria, o prefeito comemora a volta da Virada em Araçatuba. “Nós vamos fazer a virada cultural, com uma ótima grade de shows. Com certeza será uma grande festa, uma oportunidade de receber grandes artistas e fazer aqui uma festa cultural que Araçatuba e região merecem”, afirmou, na ocasião.

Ao informar que Araçatuba não terá a Virada Cultural Paulista este ano, a Secretaria do Estado da Cultura informou que a reportagem deveria perguntar ao município os motivos. Um e-mail foi enviado à assessoria da Prefeitura, mas, até agora, não houve resposta.

No ano passado, a Prefeitura alegou falta de recursos para não receber as atrações da Virada. A última virada foi em 2016, ainda no governo Cido Sério (PRB).

OUTRO LADO

A Secretaria Municipal de Cultura, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que tem em orçamento valores suficientes para a realização da Virada Cultural, que custaria ao município em torno de R$ 300 mil. "No entanto, com a crise econômica e a queda na arrecadação, que afetou gravemente os municípios, ficou impossível realizar esse evento", afirma a nota enviada.

Ainda segundo a Prefeitura, no primeiro semestre, estava tudo acertado para fazer a Virada em Araçatuba. O município cita, ainda, ao justificar a não realização da Virada em 2018, que a Secretaria Estadual da Cultura se responsabiliza pelo cachê e transporte dos artistas.

"As demais despesas, como hospedagem (artistas e suas equipes), alimentação (inclusive sofisticada, dependendo do artista), palco, som, iluminação (inclusive painéis de led), geradores de energia, todo o sistema de segurança dos artistas e do local do evento (como barricadas), hora extra de servidores, divulgação e outras despesas correm por conta dos recursos municipais", diz nota da Prefeitura.

O comunicado oficial, após o questionamento da reportagem, diz também que "em abril deste ano, a situação financeira das prefeituras era uma; em novembro, o cenário econômico é completamente diferente".

 

NA REGIÃO, VIRADA CULTURAL SERÁ REALIZADA

EM BIRIGUI, ANDRADINA E ILHA SOLTEIRA 

Este ano, a Virada Cultural Paulista irá ocorrer de três de novembro a nove de dezembro, durante seis finais de semana consecutivos. Na região, receberão o evento as cidades de Birigui, Andradina e Ilha Solteira.

Por enquanto, apenas a programação de Ilha Solteira está definida, com shows de Zeca Baleiro, Moacyr Franco e Benito di Paula, dentre outras atrações.

No sábado (3), a partir das 20h30, acontece a final nacional do Festival de MPB de Ilha Solteira. Em seguida, às 23h, haverá show com o cantor Zeca Baleiro. No domingo (4), os shows começam às 15h30, com Moacyr Franco, Em seguida, sobem ao palco Tavinho Limma, às 17h e Raiz Samba 6, às 18h30. Benito di Paula encerra a programação, às 20h.

Os shows previstos para Andradina ocorrerão nos dias 1 e 2 de novembro. Já em Birigui, a Virada Cultural ocorrerá dias 8 e 9 do mesmo mês.


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.