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POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO
Alckmin
Em Buritama, Geraldo Alckmin reabre Hidrovia Tietê-Paraná para a navegação de embarcações
Com presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB), a Hidrovia Tietê-Paraná, no trecho entre o km 99,5 do reservatório de Três Irmãos e a eclusa inferior de Nova Avanhandava, foi reaberta à navegação nesta quarta-feira (27). A hidrovia beneficia diretamente os estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná.

A retomada da navegação representa a retomada da geração de empregos e contribui para a redução de custos das produções, já que esse tipo de transporte apresenta custos operacionais inferiores a outros modais. "Hoje e um dia histórico, a mais importante hidrovia brasileira do ponto de vista econômico, que liga os maiores centros produtores do agronegócio. Esta reabertura e fundamental para o nosso país, em termos de competitividade, de redução de custo e de logística", disse Alckmin durante evento em Buritama.


ALCKMIN - REABERTURA HIDROVIA


INTERRUPÇÃO


O trecho da hidrovia estava interrompido para a passagem de embarcações desde maio de 2014, em decorrência do baixo nível dos reservatórios de Três Irmãos e Ilha Solteira. A navegação no trecho será reativada com o calado de 2,80 metros, estabelecido pelo Departamento Hidroviário a partir da manutenção da cota dos reservatórios definida em 325,94 metros pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), órgão federal responsável pelo setor energético.


O Governo do Estado de São Paulo, por meio das secretarias de Energia e de Logística e Transportes, junto ao Operador Nacional do Sistema, gerenciou as águas dos reservatórios localizados nos rios Tietê, Grande e Paranaíba, possibilitando, assim, o nível de armazenamento necessário para restabelecer a navegação.


A partir disso, em agosto do ano passado, foram iniciadas as operações para transferência de água dos reservatórios localizados à montante de Três Irmãos e Ilha Solteira. O cenário de chuvas registrado nas últimas semanas também contribuiu para o aumento dos níveis. Com isso, o Departamento Hidroviário reabre a hidrovia antes mesmo da previsão inicial, que era fevereiro deste ano.


HIDROVIA - BURITAMA


LOGÍSTICA


A Hidrovia Tietê-Paraná ocupa importante papel no escoamento de cargas, além de ser um dos principais corredores de exportação do país. De 2006 a 2013, a quantidade de cargas aumentou de cerca de 3,9 milhões de toneladas para 6,3 milhões de toneladas. Alguns dos principais produtos transportados são: milho, soja, óleo, madeira, carvão, cana de açúcar e adubo.


Com a reativação da passagem de cargas de longo percurso, a projeção de movimentação na hidrovia, em 2016, é superar o montante de 6,3 milhões de toneladas de cargas registrado em 2013. Para o ano de 2017, a expectativa é de que essa quantidade suba para 7 milhões de toneladas.


Com informações do governo de São Paulo.

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