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POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO
POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO
Dilador vai a lançamento de obra para ampliar calha do Tietê

O prefeito Dilador Borges (PSDB) e a vice Edna Flor (PPS) participaram, nesta quinta-feira (23), do lançamento das obras de ampliação e desassoreamento do "Canal de Avanhandava", no Rio Tietê, no município de Buritama. Com investimentos de R$ 203 milhões e conclusão prevista para julho de 2019, o canal vai ganhar mais 2,4 metros de profundidade em um trecho de aproximadamente 10 quilômetros da Hidrovia Tietê-Paraná até a jusante da usina de Três Irmãos.


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB; o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Mauricio Lessa; o secretário de Logística e Transportes, Alberto Maced; participaram do lançamento. Alckmin disse que as obras são de caráter estruturante e que serão importantes para o desenvolvimento da região e do país.


"Havia um gargalo aqui em Nova Avanhandava que será resolvido com o rebaixamento do pedral", afirmou o governador "O ano passado, batemos o recorde de transporte pelas hidrovias, 8,7 milhões de toneladas e acho que poderemos ir rapidamente a dois dígitos e transportar mais de dez milhões de toneladas".



O alcance dos benefícios trará reflexos positivos para a população dos diversos estados que utilizam a hidrovia para o transporte de cargas e passageiros. Serão beneficiadas as populações de Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo e Goiás. De quebra, a obra irá ampliar a capacidade de energia gerada pela Usina de Três Irmão. Os benefícios também virão na forma de novos postos de trabalho. A estimativa é de que podem gerados até 1.400 empregos, dos quais 350 diretos e 1.050 indiretos.


TRECHO PAULISTA


O trecho da Hidrovia Tietê-Paraná no Estado de São Paulo é administrado pela Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, vinculado à secretaria de Logística e Transporte. Em 2014, o trecho entre o Km 95,5 do reservatório de Três Irmãos e a eclusa inferior de Nova Avanhandava esteve interrompido devido à crise hídrica que afetou o Estado e prejudicou o transporte de mercadorias.



Com o retorno das operações, a capacidade de transporte de cargas foi recuperado em 20 meses. Em 2016, foram transportadas 3,2 milhões de toneladas de produtos pelo trecho paulista. Os principais produtos transportados foram a areia, a cana-de-açúcar, a soja e o farelo de soja.


Dos R$ 203 milhões que serão investidos na obra do Canal de Avanhandava, R$ 181,5 milhões são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo estadual, e R$ 21,5 milhões do Governo do Estado.


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