ARAÇATUBA | 25 JUNHO
| 12:59 | 17° MIN 29°MAX |
Parcialmente Nublado - Fonte: CPTEC/INPE
POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO
Araçatuba
DILADOR E LUÍS FERNANDO ESTÃO EM EMPATE TÉCNICO, DIZ PESQUISA IBOPE
Pesquisa de intenção de voto realizada em Araçatuba entre os dias 19 e 21, pelo IBOPE, a pedido do jornal Folha da Região, mostra empate técnico entre os candidatos Dilador Borges (PSDB) e Luís Fernando da Lomy (PTB). O levantamento ouviu 504 eleitores e tem margem de erros de 4% para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%.

De acordo com o estudo, Dilador aparece com 41% das intenções de votos enquanto Luís Fernando tem 37%. Situação que, na realidade, pode indicar outros percentuais conforme a margem de erro. O tucano, neste caso, pode variar seus percentuais de votos entre 30% e 41%. Já o petebista pode ir de 33% a 41%.

No caso do candidato pelo PT, Hélio Consolaro, a pesquisa mostra que ele tem hoje 3% das intenções de voto, com variação, dentro da margem de erro, que pode ir de -1% a 7%.

O levantamento do Ibope mostra também que, nesta última semana de campanha, há muito voto a ser buscado pelos candidatos, uma vez que 11% dizem que pretendem votar em branco ou nulo e outros 8% não sabem ou não responderam.

ESPONTÂNEA

A pesquisa IBOPE ainda tabulou dados espontâneos dos eleitores, que são quando eles manifestam voto antes de serem apresentados aos candidatos. Neste caso, Dilador aparece com 30% contra 24% de Luís Fernando e 1% de Consolaro. Votos brancos e nulos saltam para 17% enquanto os indecisos sobrem para a casa dos 27%.

Levando-se em conta apenas os votos válidos, Dilador teria, se a pesquisa fosse hoje, 51% dos votos contra 45% de Luís Fernando e 4% de Consolaro.

VICE NADA AJUDA

Uma curiosidade da pesquisa realizada pelo Ibope mostra que, quando são apresentadas as chapas completas aos eleitores, com candidatos a prefeito e vice, a diferença em termos percentuais é bastante pequena.

No caso de Dilador, que vem até aqui apostando todas as fichas na vice Edna Flor (PPS) como atrativo de votos, ele não sai da casa dos 41%. No caso de Luís Fernando, ele perde 2% com Ricardo Mungo e Consolaro ganha 1% com Durvalina Garcia.

LEITURA

A Pesquisa IBOPE divulgada neste sábado (24) pela Folha da Região serve para fazer algumas leituras interessantes. A primeira delas, diz respeito a Dilador. Com 41% das intenções de votos, ele se coloca em uma margem de votos que não consegue escapar há três eleições. Em 2008, quando concorreu pela primeira vez à prefeitura, conquistou 42% dos votos válidos no município. Já em 2012, ficou com 41,61%. Nas duas ocasiões, perdeu para Cido Sério (PT).

Por estar em sua primeira eleição, Luís Fernando não entra em um critério de comparação. O que se vê é um percentual bastante elevado para quem disputa sua primeira eleição frente a um forte e experiente concorrente. Consolaro, que já foi vereador, já disputou uma eleição ao Executivo, em 1988..

Para quem achava que a disputa já estava definida, terá de se contentar com o sabor amargo da pesquisa IBOPE, pelo menos até aqui. Até porque, apesar da pequena diferença entre os principais candidatos, é inegável para qualquer entendido em estatística que Dilador e Luís Fernando estão em empate técnico e que ambos têm muito a trabalhar nestes últimos dias se quiserem se eleger prefeito de Araçatuba no próximo dia 2.
Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.