ARAÇATUBA | 21 JUNHO
| 15:28 | 15° MIN 29°MAX |
Parcialmente Nublado - Fonte: CPTEC/INPE
POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO
Arapark
Decreto cria 755 novas vagas e zona azul chega às regiões da Santa Casa e Marcílio Dias
A Prefeitura de Araçatuba autorizou, por meio de decreto publicado no último dia 6, a criação de novas 755 vagas de estacionamento rotativo em Araçatuba. O serviço de zona azul, atualmente, é administrado por meio de concessão feita à empresa Arapark.

De acordo com nota emitida pela Prefeitura, a ampliação das vagas é resultado de estudos de viabilidades técnica e financeira feitos a partir de reivindicações de usuários, entidade representativa de comerciantes e Ministério Público Estadual.

O decreto, assinado pelo prefeito Cido Sério (PT), das 755 novas vagas 35 ficam no entorno da praça Rui Barbosa, no centro da cidade. Outras 120 nas imediações da praça Independência e 600 na região da Santa Casa.

ARAPARK - LIMINAR
No estudo para adequação, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana destaca sugestões feitas por representantes do Ministério Público, da Alca (Associação dos Lojistas do Calçadão de Araçatuba) e diretamente por usuários.


"Essa possibilidade de ampliação visa oferecer comodidade aos motoristas e motociclistas, facilitando a eles encontrar vagas para seus compromissos em setores muito críticos. Tanto no centro da cidade, na região dos cinco bancos em torno da praça Independência e rua Marcílio Dias, quanto no setor próximo à Santa Casa, que concentra a maioria das clínicas médicas, as dificuldades são muito grandes. Essas adequações eram necessárias há tempos", diz o secretário Tadami Kawata, responsável pela Mobilidade Urbana.

A estruturação das vagas - veículos e motos - será gradativa, especialmente nos bairros. O contrato com a empresa ASG Engenharia Ltda, conhecida usualmente como Arapark, é para gestão de 1770 vagas, incluindo as novas 755. "É importante frisar que esse é o total de vagas pagas. Além delas, a Prefeitura assegura centenas de vagas gratuitas, para idosos, pessoas com deficiência, de carga e descarga, curta duração e de embarque-desembarque", destaca o secretário.

ROTATITO - AUMENTO 2

Outro fator preponderante, segundo Tadami Kawata, é que a Prefeitura oferece vagas além da obrigação legal, especialmente para idosos e pessoas com deficiência. A lei determina reserva de 5% a esses públicos. Para idosos são garantidos 115 espaços, diz o secretário.

VAGAS DESATIVADAS

Os estudos apresentados pela Secretaria de Mobilidade Urbana demonstraram a necessidade de ampliação de vagas nesses locais. Ao mesmo tempo, outros levantamentos da pasta apontaram setores com menor densidade de veículos e ocupação que não justifica a existência do Sistema de Estacionamento Rotativo.

"A partir desses dados, o entendimento da Prefeitura é de que essas vagas devem ser desativadas. Está definida a desativação de mais de 300 espaços, localizados nas proximidades da praça São João, em trechos nas ruas Brasil, Marechal Deodoro, Tupinambás, Coroados e Francisco Matarazzo", conclui Tadami Kawata.

Veja as ruas que ganharão novas vagas de estacionamento rotativo, além da Rui Barbosa:

PRAÇA INDEPENDÊNCIA

Rua Marcílio Dias: entre rua Imaculado Coração de Maria e rua Savério Safiotti

Rua Yampei Kikuchi: entre rua Humberto Bergamaschi e rua Paraíso

Rua Santo Antônio Maria Claret: entre rua Marcílio Dias e rua Paraíso

Rua Pedro Álvares Cabral: entre rua Marcílio Dias e rua Humberto Bergamaschi

Rua Savério Safiotti: entre rua Marcílio Dias e rua Paraíso

SANTA CASA

Ruas Humaitá, Aquidabam, Major Mendonça, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Bahia: entre rua Almirante Barroso e rua Oscar Rodrigues Alves

Rua Minas Gerais: entre rua Tiradentes e rua Oscar Rodrigues Alves

Rua Sergipe: entre rua Almirante Barroso e rua Floriano Peixoto

Rua Tiradentes: entre rua Humaitá e rua Bahia 

Rua Floriano Peixoto: entre rua Humaitá e rua Bahia

Com informações da Prefeitura de Araçatuba e imagens da Câmara.christian louboutin silver shoes faux Replica Christian Louboutin Shoes high heels shoes louboutin faux
Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.