ARAÇATUBA | 12 NOVEMBRO
| 22:32|
ECONOMIA E AGRONEGÓCIO
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OPORTUNIDADE
Curso abre portas para a contratação temporária no comércio de Birigui
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A Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui) e o Núcleo de Gestão Estratégica do Gabinete da Prefeitura de Birigui apostam na qualificação de mão de obra para driblar o desemprego e oferece profissionais preparados não para o comércio e o turismo, principalmente o de negócios.

A iniciativa partiu, inicialmente, da necessidade do comerciante em contratar temporários para o período que antecede o Natal, a melhor época de vendas para o comércio, com a injeção do décimo-terceiro salário e as festas típicas de final de ano. No entanto, o lojista nem sempre encontra mão de obra capacitada para a função.

"O objetivo deste curso é incentivar a empregabilidade preparando e capacitando as pessoas desempregadas e que buscam oportunidades de empregos, além de atender os comerciantes que oferecem oportunidades através destas vagas para vendedores temporários no cenário de vendas de final de ano", falou o presidente da Acib, Danilo Vendrame.

Para atender a esta demanda, a Associação e a Prefeitura desenvolveram um curso para treinar pessoas para trabalhar como temporários no comércio de Birigui. As inscrições, preenchidas em tempo recorde, receberam 60 pessoas, todas maiores de idade e desempregadas, que vão aprender técnicas de venda e de atendimento ao cliente.

As aulas teóricas serão ministradas na sede da Acib, nos dias 12, 13 e 14 de novembro, das 8h às 12h. Após as 12 horas de teoria, os participantes terão 20 horas de aulas práticas nas cerca de 50 lojas parceiras do projeto, entre os dias 19 e 24 deste mês.

Para o assessor executivo da Prefeitura de Birigui, Carlos Farias, a grande vantagem para o lojista parceiro dessa formação é ter uma mão de obra mais preparada, já que em uma das etapas do curso os alunos estarão atuando nas lojas e estabelecimentos parceiros, conhecendo e vivenciando o dia a dia das vendas para estarem aptos caso sejam contratados e efetivados.

"Com a participação no curso e a preparação dos interessados nas vagas temporárias, o comerciante empregador avança numa importante etapa, já que o aluno estará melhor capacitado para aquela função e, assim, terá melhores resultados de produtividade, tendo melhores chances da efetiva contratação e maior estabilidade", completou o assessor da Prefeitura de Birigui.

BANCO DE DADOS

A gestora da Acib, Josiane Mendes, explica que os participantes do curso que não conseguirem uma recolocação no mercado de trabalho terão os nomes mantidos em um banco de dados atualizado para indicação quando houver demanda de mão de obra.

“Nós queremos dar motivação para estas pessoas. É muito complicado ficar meses sem trabalhar. Eles não estão apenas desempregados, mas desalentados. Por isso, o curso representa mais do que uma qualificação, mas uma esperança de conseguir alguma coisa”, afirmou Josiane.

A Acib não possui estatísticas de quantas vagas de empregos temporárias deverão ser geradas neste final de ano. No entanto, a gestora da entidade está otimista e acredita que boa parte das lojas precisará de um reforço para atender a demanda desta época que é considerada a “safra” das vendas para o comércio.

SERVIÇO

CURSO DE VENDAS PARA VAGAS TEMPORÁRIAS

Dias: 12,13 e 14 de Novembro

Horário: das 8h às 12h

Local: Acib (Avenida Governador Pedro de Toledo, 262, Centro)

Informações: 3649-4222

 

 


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