ARAÇATUBA | 22 OUTUBRO
| 15:12 | 18° MIN 30°MAX |
Parcialmente Nublado - Fonte: CPTEC/INPE
CIDADES
Anunciante
GERAL
CULTURA: Espetáculo Fotolíteromusical, do Projeto Óptica Sonora, reúne música, literatura e artes visuais no Sesc Birigui
Anunciante
O Projeto Óptica Sonora apresenta, nesta quarta-feira (18), no teatro do Sesc Birigui, às 20h, o espetáculo "Fotolíteromusical", de lançamento do CD de mesmo nome. O trabalho reúne música, literatura, artes visuais e cênicas, com o objetivo de remeter o público às lembranças, emoções e sentimentos por meio do som, da poesia e da fotografia. A entrada é gratuita.

"Nossa vida é regida por emoções e sentimentos e a arte tem a responsabilidade de passar isso para as pessoas", afirma o compositor e cantor Márcio Kadá, que assina as oito músicas do CD. "Nossa vertente musical e artística traz um pouco de conforto, afago, acolhimento às pessoas", completa o artista.

Outra proposta do grupo é remeter o público às tradições e referências do que se viveu no passado, que muitas vezes se perdem com a evolução tecnológica. Um exemplo é o texto "A Carta", que está no CD e remete às correspondências tão comumente trocadas outrora.

"As cartas têm um romantismo que não vai ser comparado a nada do que surgir. Elas exteriorizam a emoção. Quantas lágrimas caíram naquele papel?", reflete Kadá, destacando que o trabalho ressalta valores como família, amizade e relação humana.

As músicas são o carro-chefe do trabalho. Os vídeos, os textos e as performances cênicas acompanham as temáticas das canções. A proposta, segundo Kadá, é que as pessoas absorvam a música de forma diferente, não só auditiva, mas visual, e fazendo um processo reflexivo ao apreciar o trabalho multimídia.

"As pessoas estão sentadas na poltrona, como se estivessem no cinema, mas com uma banda tocando ao vivo e uma atriz desenvolvendo performances cênicas que têm relação com todo o contexto", resume. Ele cita que há um vídeo em que se passa a impressão de que a atriz está saindo da tela para o palco.

Desta forma, o espetáculo também tem a proposta de estimular a criatividade e a imaginação das pessoas. "A ideia é mostrar que as coisas podem ser bonitas, positivas, e que as pessoas saiam do show enriquecidas com estas informações".

O show vai apresentar as oito músicas e cinco textos do CD Fotolíteromusical. Todas as músicas são de autoria de Márcio Kadá. Alguns textos estão inseridos nas próprias músicas, outros fazem parte da introdução ou encerramento das canções. O show tem as participações especiais do baiano Ruy Gilberto e do violonista araçatubense Paulo Renato Lourenço.

O espetáculo tem classificação 14 anos, mas é permitida a entrada de crianças acompanhadas por seus responsáveis. No site www.opticasonora.com.br, é possível ouvir as músicas e baixar o CD, gratuitamente. Lá tem ainda a história do projeto e fotos de Fernanda Russo. Para quem quiser comprar, o CD custa R$ 20,00.

O CD tem músicas de vários estilos. Tem um baião, "Pororoca", que fala do encontro da água com o mar. "É uma coisa de trajetória de vida, como se estivéssemos em uma embarcação seguindo os rumos dos nossos sonhos", explica Kadá. O disco traz ainda uma música instrumental, denominada "Instrumental"; uma mais new age, "A Voz do Coração", dentre outras de estilos diferentes. "É um passeio pelos ritmos de músicas tanto brasileiras quanto internacionais", resume Kadá.

A música de trabalho é "Versos", que promove uma reflexão ao fazer questionamentos sobre a vida, o tempo, os sonhos e pergunta: "Quantos versos são possíveis pra lhe convencer?"

FICHA TÉCNICA

Show: FotoLíteroMusical - Projeto Óptica Sonora
Elenco / Equipe Artística:
1.Fernanda Russo - fotografia/video
2.Tânia Catuapó - atriz/narradora
3.Márcio Kadá - violão/voz
4. Matheus Paes - teclados
5.Marcelo Canal - violão/voz
6.Tico Batera -set percussivo ritmico/efeitos /voz
7. Pedro Guinle - guitarra
Apoio /Equipe Técnica:
1. Juliano Marcente - técnico de som / luz
2. Jorge Leal- técnico de video
3. Juan Cohene - técnico de gravação
4. Maurício Oliveira- produção
Participações Especiais
1.Ruy Gilberto - bandolim
2.Paulo Renato Lourenço - violão erudito

SERVIÇO
SHOW Fotolíteromusical
Onde: Sesc Birigui (Rua Manoel Domingos Ventura, 121 - Vila Xavier, Birigui - SP)
Quando: Quarta-feira, 18 de abril, às 20h
Gratuito
Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.