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OPINIÃO
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Comemore o Dia do Cliente
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O dia 15 de setembro não é uma data qualquer, pelo menos não deveria ser. Trata-se do Dia Nacional do Cliente, o ser cuja dimensão e impacto são fundamentais na consolidação de qualquer marca. Sem ele não há venda, não há motivo para a existência de tantas empresas. Portanto, é justo que esta figura seja homenageada em uma data especial. E vale lembrar que enquanto outras datas abrangem públicos específicos, o Dia do Cliente envolve a todos.

Em relação ao comércio, é preciso enxergar este sábado como uma oportunidade para agradecer, homenagear, conquistar e fidelizar, mostrando ao cliente como ele é importante para o lojista. Para tornar a data forte e expressiva no calendário anual – e não ficarmos restritos ao Natal, Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados, e das Crianças – temos que pensar em brindes, promoções, campanhas publicitárias, campanhas de venda, decorações especiais, anúncios e eventos e tudo mais que puder ser feito para reverenciar a figura.

O potencial para vendas é enorme, assim como no dia 15 de março, quando é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. Criar estratégias que valorizem e engajem o cliente são as maiores aliadas para estimular as vendas. Segundo pesquisa do Google Insights, em 2016 houve um crescimento de 64% em relação a 2015, nas buscas por Dia do Cliente. Dessa forma, podemos observar que o público apresenta alto interesse no assunto, mesmo que a data ainda não seja tão explorada pelos varejistas.

Diogo Uchôa, estrategista da agência de marketing Global AD, ressalta a importância de incluir o Dia do Cliente no planejamento de ações das lojas e marcas. "Por ficar entre o Dia dos Pais e o Dia das Crianças, e estar ganhando cada vez mais relevância entre os consumidores brasileiros, o Dia do Cliente deve ser visto como forte aliado no impulsionamento das vendas do mês de setembro. (...) A data surge então como uma oportunidade de estreitar relações através de promoções e benefícios que enalteçam o cliente e satisfaçam sua busca contínua por melhores condições de compra", analisa Uchôa.

Vale a pena quebrar a cabeça na criação e execução de estratégias de marketing, investindo na divulgação on-line e off-line, atmosfera de receptividade, em relacionamento e benefícios exclusivos, etc. Em um mercado cada vez mais competitivo, com novas tendências surgindo a todo momento, evolução da tecnologia, globalização e mudanças no comportamento do consumidor, é essencial evoluir a gestão com foco no cliente.

 

César Braga é comerciante e presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão de Araçatuba (Alca)

 


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