ARAÇATUBA | 12 NOVEMBRO
| 22:45|
CIDADES
Anunciante
Comandante da PM orienta eleitor a denunciar irregularidades
Anunciante

O comandante do CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior 10, coronel Paulo Augusto Leite Motooka, orienta o eleitor a denunciar, via aplicativo “Pardal”, se possível com foto, as práticas indevidas ou ilegais que podem incorrer em crime eleitoral, neste domingo (28), dia em que 144.287 araçatubenses vão às urnas.

O aplicativo foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral para uso gratuito em smartphones e tablets e está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. A ferramenta possibilita aos eleitores denunciarem infrações eleitorais.

Conforme o comandante, a Polícia Militar vai estar presente em todos os locais de votação e comemoração, durante todo o dia e à noite, para que o pleito eleitoral transcorra dentro da ordem e tranquilidade.

“Ressalvo que, apesar das preferências pessoais, a Polícia Militar é uma Instituição de Estado e não de governo. Por esta razão o candidato eleito será o comandante em chefe e, portanto, terá nosso irrestrito apoio e obediência”, afirmou Motooka, em comunicado enviado pelo aplicativo de mensagens whatsapp.

NA HORA DO VOTO

O comandante do CPI-10 orienta o eleitor a comunicar imediatamente o mesário ou presidente da mesa receptora, caso tenha algum problema no ato de votar, principalmente relativo ao funcionamento da urna eletrônica, como defeito ou mau funcionamento.

Neste caso, o presidente da mesa deverá registrar em Ata a irregularidade com a descrição da urna e da situação narrada. O eleitor poderá, ainda, fotografar a ata e registrar no aplicativo “Pardal”, selecionando “nova denúncia” ou “outros/denúncia”

“No local da votação, a primeira orientação do policial militar será para você levar ao conhecimento do presidente da mesa receptora ou ao Juiz Eleitoral a irregularidade presenciada, ressalvada a hipótese de flagrante de crime”, explica o coronel da PM.

NAS COMEMORAÇÕES

Após o resultado do pleito, caso o eleitor opte por participar de alguma comemoração, como carreata e show, a orientação é que se evite a condução abusiva do veículo e, se ingerir bebida alcoólica, não dirija. “Não provoque outras pessoas ou reaja impulsivamente às ofensas, não trafegue nas caçambas de veículos, não jogue lixo ou objetos na via pública, cuidado com fogos de artifício”, orienta Motooka.  “Estes, dentre outros cuidados, certamente garantirão que você comemore de maneira tranquila e segura, bem como promova a ordem pública”, afirmou.

O comandante do CPI-10 recomenda, ainda, que o eleitor respeite e acate as orientações e ordens das autoridades policiais. “Sobretudo do policial militar, que estará presente garantindo sua segurança e de todos os cidadãos paulistas”, disse. “Somos verdadeiros defensores dos direitos, garantias e dignidade das pessoas e guardadores do estado democrático de direito”, completou.

SEM CAMPANHA HOJE

No Estado de São Paulo, os eleitores vão escolher, além do presidente, o governador do Estado. A votação segue até as 17h. Primeiro, o eleitor irá escolher o governador; depois, o presidente.

É permitido ir ao local de votação com a camiseta do candidato, mas é proibido fazer qualquer abordagem na tentativa de influenciar o eleitor na hora do voto.

Segundo o advogado especialista em Direito Eleitoral, é proibida também a campanha nas redes sociais neste domingo (28), dia da votação, o que pode configurar crime eleitoral.

 

 

 


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.