ARAÇATUBA | 12 DEZEMBRO
| 11:47 | 22° MIN 34°MAX |
Parcialmente Nublado - Fonte: CPTEC/INPE
CULTURA E ARTE
Anunciante
SEM ESPETÁCULO
Com teatro fechado, grupo é impedido de se apresentar em Araçatuba
Anunciante

Após 524 quilômetros de estrada, integrantes do Teatro Didático da Unesp não puderam se apresentar em Araçatuba, na noite neste domingo (25), como previsto, porque o teatro Paulo Alcides Jorge estava fechado e funcionários da Secretaria Municipal de Cultura não abriram o espaço para os atores. Eles ficaram do lado de fora do teatro para receber o público e explicar que não haveria espetáculo.

O grupo, que se deslocou de São Paulo até Araçatuba neste domingo para esta apresentação, havia pedido o teatro emprestado para a exibição gratuita da peça “Pauliceia Desvairada” com meses de antecedência.

Mesmo assim, na última quarta-feira (21), foi feito um novo contato com a Secretaria de Cultura confirmando a vinda do grupo.

A previsão de chegada à cidade era às 11h. No entanto, como choveu muito no trajeto, o percurso foi feito bem devagar, para garantir a segurança dos integrantes do grupo, que acabou chegando a Araçatuba às 15h. A apresentação estava prevista para as 20h.

“Nós chegamos e não tinha ninguém para abrir o teatro. Não conseguimos entrar em contato com representantes da Secretaria e ninguém veio ver o que estava acontecendo”, contou o ator Salomão Polegar Alves Silva, 22.

Com o teatro fechado, o grupo teve de ficar do lado de fora à espera do público, para comunicar que não haveria espetáculo. “Nós nunca havíamos passado por isso, foi muito constrangedor, nos sentimos bem desrespeitados”, afirmou Salomão.

O grupo que veio a Araçatuba é formado por seis atores, um diretor, uma produtora e um motorista. O trajeto de São Paulo até Araçatuba foi feito na van da própria companhia, que contabilizou gastos superiores a R$ 1.300,00 com transporte (combustível e motorista), alimentação e hospedagem para a apresentação que não foi realizada.

A miniturnê realizada pelo Teatro Didático foi viabilizada pelo Proex (Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp), por isso, o grupo precisa prestar contas de cada apresentação realizada, inclusive com fotos e vídeos do espetáculo.

“Nós teremos de justificar por que a peça não foi apresentada em Araçatuba, afinal, recebemos recursos para isso”, disse Salomão. A próxima parada do grupo é Guaratinguetá, no dia 15 de dezembro.

Segundo ele, na manhã desta segunda-feira (26), um representante da Secretaria Municipal de Cultura ligou pedindo desculpas pelo ocorrido.

PEÇA

O espetáculo “Pauliceia Desvairada” é inspirado no poema homônimo de Mário de Andrade. A cidade de São Paulo, no entanto, não é colocada no palco, e sim, as sensações que se têm dela, por meio de imagens.

Para isso, bonecos, formas e figuras humanas, acrescidas de iluminação e sonoridade, brincam no palco um jogo cênico que cria pinturas em movimento, propiciando uma experiência cênica e visual.

“A relação dos elementos desse espetáculo são uma vicência ritualística onde o espectador é o responsável em dar o significado à obra, de acordo com suas individualidades”, explica o material de divulgação do grupo. A direção do espetáculo é de Wagner Cintra.

A peça, que estreou em 2017 com o elenco atual, já passou pelas cidades paulistas de Bauru, Botucatu e Pindamonhangaba, além de outras fora do Estado, como Patos de Minas (MG) e Ibiporã, (PR).

O Teatro Didático da Unesp já tinha vindo a Araçatuba para uma participação no Festara (Festival de Teatro de Araçatuba), em 2013, quando apresentaram a peça “O Rio”.

CONFIRA A NOTA DA SECRETARIA DE CULTURA SOBRE O ASSUNTO:

"Nosso técnico ficou à disposição das 9:h às 14h aguardando os artistas que marcaram previamente passagem de som e afinação de luz às 11h. Os mesmos atrasaram e não avisaram o nosso técnico, que aguardou até o horário limite. Após a chegada, os artistas só tinham os números fixos de contato, impossibilitando a comunicação da chegada. Ficamos sabendo só às 20h do ocorrido."

 

 


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.