ARAÇATUBA | 9 DEZEMBRO
| 17:2 | 15° MIN 31°MAX |
Parcialmente Nublado - Fonte: CPTEC/INPE
CIDADES
Anunciante
SAÚDE PÚBLICA
CCZ confirma resultado de raiva para morcego achado na Vila Estádio
Anunciante

A Prefeitura de Araçatuba confirmou nesta terça-feira (27) o resultado positivo para raiva de um morcego recolhido pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) em 2 de outubro deste ano, em uma área não habitada na região perto do complexo esportivo que é composto pelos dois ginásios de esportes e o estádio municipal, na Vila Estádio.

De acordo com nota emitida pela assessoria de imprensa animal não foi levado diretamente para o Centro de Zooneses, mas sim para os profissionais de uma instituição de ensino. Apesar de não revelada pela administração municipal, trata-se da Unesp Veterinária de Araçatuba.

“O material (sangue) foi enviado para análise ambulatorial, tendo dado entrada para os procedimentos investigativos no dia 30 do mesmo mês. Com o resultado positivo, foram necessárias novas rodadas de testes para confirmação. Desta forma, apenas nesta terça-feira (27) foi divulgado para as autoridades sanitárias o resultado final”, diz o comunicado distribuído pela Prefeitura.

Agora, os agentes de saúde do município farão um trabalho de inquérito nas redondezas, em um raio de aproximadamente de 200 metros, para coleta de material de exames de cães e gatos e vacinação dos animais que ainda não foram imunizados. Além disso, será realizada uma investigação epidemiológica nas proximidades para se identificar possíveis abrigos onde se encontram as colônias de morcegos, sendo esta a possível colônia, serão tomadas medidas de prevenção para que estes animais abandonem o local.

De acordo com o médico veterinário Rafael Cipriano, da Vigilância Sanitária, a raiva é uma doença transmitida por um vírus que causa uma inflamação no sistema nervoso central de humanos e animais. Tem alta letalidade, cerca de 98%, e seu controle é baseado em métodos de prevenção e vigilância nos animais e homem.

O morcego, o gato e o cão são animais que, segundo ele, podem ser acometidos e se encontram no meio urbano muito próximo dos seres humanos.

O profissional alerta que no caso de ser encontrado algum morcego caído ou com hábitos diferentes de comportamento, o animal deve ser encaminhado a Unidade de Vigilância em Zoonoses para ser analisado quanto à presença do vírus. (Telefone de contato: 18-36361180).

Já os cães e gatos, devem ser vacinados anualmente com vacina específica, administrada em campanha ou no CCZ.

Informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçatuba.


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.