ARAÇATUBA | 19 AGOSTO
| 4:50 | 14° MIN 28°MAX |
Predomínio de Sol - Fonte: CPTEC/INPE
CIDADES
SOLIDARIEDADE
Campanha Doe Ação estimula o cadastro de doadores de medula óssea

A Campanha Doe Ação, para estimular o cadastro de doadores de medula óssea em Araçatuba, começou agora há pouco, na Avenida Joaquim Pompeu de Toledo, e segue até as 13h deste domingo (27). Além do cadastro, o evento reúne atividades esportivas e musicais para o público.

A meta, segundo os organizadores é cadastrar 300 doadores neste domingo. O cadastro está sendo realizado na clínica do cirurgião plástico Saulo Sato, localizada na Pompeu de Toledo, .

A ideia da campanha partiu da fisioterapeuta Fransuelen da Costa Menezes, a Fran, que é paciente de câncer metastático. Ela e a irmã tiveram câncer de mama e agora enfrentam novamente a doença: Fran no pulmão, e sua irmã, nos ossos.

“Como estamos envolvidas com a doença, queríamos fazer algo para informar e conscientizar as pessoas, mas sem que envolvesse dinheiro. Queríamos que as pessoas se doassem e agissem, não simplesmente doassem dinheiro, por isso o nome da campanha ‘Doe Ação’”, afirmou.

Foi então que conheceram e se sensibilizaram com o caso do pequeno Matheus, que tem leucemia e necessita da doação de medula óssea.

REDOME

A Campanha Doe Ação, realizada neste domingo (27), vai cadastrar doadores no Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea). O cadastro será feito por profissionais do Hemocentro de Araçatuba.

Ao se cadastrar como doador, a pessoa assina um termo de consentimento, preenche uma ficha com informações pessoas e depois é retirada uma pequena quantidade de sangue (5 ml) do candidato a doador. É preciso levar um documento de identidade.

O sangue do doador será analisado para identificar suas características genéticas que serão cruzadas com os dados de pacientes que precisam de transplante para verificar a compatibilidade.

As doações ocorrem quando há compatibilidade de 90% a 100%, ou seja, a combinação de genes do doador e do paciente deve ser idêntica ou muito próxima do ideal, para evitar o risco de rejeição.

Ao identificar um doador compatível com um paciente, o Redome entra em contato, por isso é importante manter os dados pessoais atualizados no cadastro nacional.

QUEM PODE DOAR

Para ser doador de medula, a pessoa tem que ter entre 18 e 55 anos; estar em bom estado geral de saúde e não ter doença infecciosa ou incapacitante. Pacientes com câncer, doença hematológica (do sangue) ou do sistema imunológica também não podem doar. “O ideal é que a pessoa converse com seu médico pra que ele avalie caso a caso”, afirma Fran.

CHANCE

A chance de achar um doador compatível é de 1 para cada 100 mil pessoas. O Brasil possui o terceiro maior banco de doadores, com 4,5 milhões de pessoas cadastradas, mas o problema é que a miscigenação no País e muito grande, o que dificulta o encontro de doadores compatíveis. Em todo o mundo, são 26 milhões de doadores cadastrados.

Em Araçatuba, 13 mil pessoas estão cadastradas como doadores de medula, mas a intenção é ampliar este número, por isso, a Campanha Doe Ação vai prosseguir. “Quem não conseguir fazer o cadastro neste domingo, pode ir ao hemocentro de Araçatuba nos outros dias, porque o cadastro não para”, alerta Fran.

Ela explica que a doação de medula ajuda na cura de cerca de 80 doenças, além de leucemia e linfoma. São doenças do sangue, as chamadas doenças hematológicas, que provocam produção anormal das células sanguíneas.

ATRAÇÕES

Neste domingo, até as 13h, várias atrações esperam os doadores de medula. Um passeio ciclístico de 35 quilômetros foi organizado, assim como a Caminhada da Paz. Um carro de som, com locutores e muita música, anima o evento. Para isso, uma pista da Pompeu de Toledo foi interditada da Rua Duque de Caxias até a Avenida Brasília.

A Campanha Doe Ação tem o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Prefeitura e Hemocentro de Araçatuba.

 


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.