ARAÇATUBA | 17 OUTUBRO
| 4:31 | 21° MIN 32°MAX |
Pancadas de Chuva - Fonte: CPTEC/INPE
CIDADES
Anunciante
SAÚDE
Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite começa no sábado
Anunciante

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite (paralisia infantil) tem início neste sábado (4) e segue até o dia 31 deste mês, para imunizar crianças com idades entre 1 e 4 anos, 11 meses e 29 dias. Em Araçatuba, a meta é imunizar 8 mil crianças, mantendo elevada a cobertura vacinal contra as duas doenças. É importante que os pais apresentem as carteirinhas de vacinação dos filhos.

Este ano, a campanha ocorre em meio a pelo menos dois surtos de sarampo no Brasil, em Roraima e no Amazonas, com mais de mil casos registrados. No caso da pólio, 312 municípios apresentaram baixas taxas de cobertura vacinal.

Em Araçatuba, a abertura da campanha será na UBS (Unidade Básica de Saúde) Sidney Cinti, no bairro Águas Claras. Os dias D ocorrem em 4 e 18 de agosto, quando todas as UBSs vão funcionar das 8h às 17h. 

Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, ou seja, todas as crianças dentro da faixa-etária estabelecida serão imunizadas – mesmo as que já estão com o esquema vacinal completo, segundo o Ministério da Saúde.

Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem comparecer aos postos. Quem estiver com o esquema vacinal incompleto receberá as doses necessárias para atualização e quem estiver com o esquema vacinal completo receberá outro reforço.

BIRIGUI

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui espera imunizar 5.214 crianças na faixa etária de 1 a menores de 5 anos contra a poliomielite e sarampo durante a Campanha Nacional de Vacinação. As vacinas estarão disponíveis nas dez UBSs da cidade.

Neste sábado (4) e no dia 18 de agosto, todas as unidades de saúde, além do Departamento de Vigilância Epidemiológica e a escola municipal Yvonne Miragaia Peruzzo, no bairro Portal da Pérola 2, estarão abertos das 8h às 17h, para imunizar o público-alvo da campanha.

DOENÇAS

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida de início súbito. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, pela via fecal-oral (mais frequente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores; ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções (ao falar, tossir ou espirrar).

O Brasil não registra casos de pólio há 29 anos, mas a vacinação é de extrema importância para manter o País livre da circulação do vírus da doença. O último caso no Brasil foi registrado em 1989.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Os principais sinais da doença são: febre acima de 38,5 ºC, dor de cabeça, tosse, coriza, manchas vermelhas que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas e, em seguida, se espalham pelo corpo.

 

 

 

 


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.