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PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Campanha da Draftz para o Dia dos Pais ganha fama mundial
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Mostrar a emoção de um pai ao ver pela primeira vez o rosto de seu filho, ao nascer, com cenas da vida real, em um centro cirúrgico de verdade e com personagens não fictícios. A proposta da Draftz Propaganda, agência com sede em Araçatuba, além de emocionar quem teve a oportunidade de assistir à campanha do Hospital Unimed Araçatuba para o Dia dos Pais, ganhou fama em todo o mundo.

O trabalho foi incluído na lista que reúne as principais peças publicitárias produzidas no planeta, apontadas pelos mais conceituados sites do mercado da propaganda mundial (Veja os links abaixo).

 “Estes sites são uma referência do que acontece de melhor da propaganda no mundo, uma espécie de anuário da parte criativa”, explica o diretor de criação da Draftz, Cado Faganello.

A lista dos melhores trabalhos é totalmente espontânea, ou seja, os trabalhos foram apontados pelos próprios sites, sem indicação, inscrição ou pagamento por parte das agências.

Com uma linguagem universal, a peça araçatubense encantou os curadores dos sites ao mostrar a reação de um pai ao se deparar com seu filho recém-saído da barriga da mãe.

Dentre os trabalhos apontados como os melhores do mundo estão campanhas do Ministério do Meio Ambiente da Jordânia e do Greenpeace, além do Hospital Unimed Araçatuba.

“O que chamou nossa atenção é que 95% das agências citadas são grandes e possuem clientes como Coca-Cola, Nike e Vivo”, citou Faganello.

O mote da campanha do Dia dos Pais criada pela Draftz foi “É assim que um pai vê o seu filho pela primeira vez”, com o propósito de mostrar o primeiro encontro entre pais e filhos, e a expressão facial de um pai ao ver seu filho pela primeira vez na sala de parto.

A campanha teve uma certa complexidade de criação, conta o publicitário Cado Faganello. Após a aprovação do cliente, o primeiro desafio foi convencer os pais a concordarem em ter registrado publicamente o primeiro encontro com seus filhos.

“A ideia da campanha parece simples, mas primeiro tivemos de aprová-la com a diretoria da empresa e, depois, pensar em como operacionalizá-la, porque é um momento delicado na vida de uma família e era preciso estar na intimidade da mulher que iria dar à luz, para registrar a reação de um pai de verdade, sem ficção”,  afirmou o executivo de contas da Draftz, Guga Nogueira.

Faganello conta que os primeiros pais não concordaram. “Pensamos até que não daria para colocar nossa ideia em prática, mas graças ao empenho do pessoal do marketing e do centro obstétrico do hospital, conseguimos convencer nossos personagens reais e deu tudo certo”, contou o publicitário.

Com a concordância dos pais, o trabalho conjunto entre agência, produtora e hospital foi essencial para o sucesso da produção. A produtora Lalucci Filmes ficou de plantão durante 15 dias para conseguir as filmagens durante os partos.

As gravações ocorreram dentro do centro obstétrico do Hospital Unimed Araçatuba, com a ajuda de enfermeiros e equipe do hospital. “As cenas são reais, espontâneas, ninguém combinou nada”, diz Faganello. O cinegrafista da produtora, Samuel Lalucci, acompanhou cinco partos.

O executivo de contas da Agência Draftz explica que a campanha não foi uma publicidade padrão e o objetivo foi envolver pessoas reais em torno de uma data muito especial.

“Nós mostramos a importância desse pai e sua relação com a empresa, por isso filmamos dentro do centro obstétrico, porque é só ali que a gente vê quando o pai vira pai mesmo”, disse. “A campanha mostra que a empresa está extremamente ligada ao emocional das pessoas e ao cuidado delas neste momento tão especial”, completou.

A peça está sendo veiculada nas emissoras de televisão Globo, SBT e Band, além das mídias sociais Facebook e Instagram. O comercial tem duas versões, uma de 60 segundos e outra de 30 segundos, ambas veiculadas na TV. A da internet possui 60 segundos. A campanha segue até o fim deste mês.

“Estamos muito felizes com a repercussão, tanto no meio especializado, quanto entre o público em geral”, comemora Faganello.

 

Ficha Técnica:

Campanha: Pais

Anunciante: Unimed Araçatuba

Agência: Draftz

Executivo de contas: Guga Nogueira

Atendimento: Daiana Zamboni

Planejamento: Guga Nogueira

Diretor de criação: Cado Faganello

Criação: Cado Faganello, Vitor Cireli, Elionai Vaz, Ana Carolina Castro, Vinicius Gomes

Produtora: Lalucci Filmes

Diretor de cena: Samuel Lalucci

Fotografia: Douglas Lalucci

 

CONFIRA OS SITES E AS PEÇAS DESTACADAS NO MUNDO INTEIRO NOS LINKS ABAIXO:

https://www.adforum.com/creative-work/ad/player/34578546/dads/unimed-aracatuba

https://www.adsoftheworld.com/media/film/unimed_aracatuba_dads

https://www.coloribus.com/adsarchive/tv-commercials/unimed-aracatuba-hospital-dads-23635465/

https://codigo.pe/creatividad/campanas/adforum-comerciales-semana-2/

 

 

 

 


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