CIDADES
Anunciante
MAIS VERDE
Câmara recebe projeto para criar a 'Semana de Arborização Voluntária'
Anunciante

Foi protocolado na Câmara de Araçatuba, nesta quarta-feira (30), projeto de lei que prevê a criação no município da “Semana de Arborização Voluntária”, cuja finalidade será a geração pública de debates sobre o tema, formação de grupos de estudo, conscientização através da rede municipal de ensino, divulgação de conhecimento sobre o tema e, consequentemente, o plantio de mudas por meio de ação dos participantes.

A proposta é de autoria do vereador Almir Fernandes Lima (PSDB), que considera, com base em dados estatísticos, a arborização urbana um fator essencial de melhoria da qualidade da vida da população e um necessidade ambiental.

“As árvores contribuem para o controle da poluição, pela absorção de poeiras e gases tóxicos; para a melhoria do microclima, por meio do sombreamento e da redução da velocidade do vento; para o amortecimento de ruídos; para a redução das enchentes, pelo controle da infiltração da água no solo, e para a conservação da biodiversidade, pela formação de corredores urbanos para a avifauna e outros animais”, diz o parlamentar eu seu projeto.

Almir diz que o crescente aumento da temperatura nos centros urbanos, bem como o aumento da poluição, torna o sequestro de carbono cada vez mais necessário nessas áreas. “É notório que o plantio de árvores contribui para a redução do nível de carbono na atmosfera, em alguns casos, chegando mesmo a diminuir a temperatura média do ambiente”, observa.

Para o parlamentar, a semana de arborização voluntária também tem como finalidade trabalhar pela redução da defasagem de árvores em Araçatuba. “A instituição desta semana no calendário oficial será instrumento eficaz para trazer à luz este problema e propor soluções, além de gerar o plantio voluntário de árvores, envolvendo diretamente a população que, dessa forma, poderá participar positivamente na melhoria de sua qualidade de vida”, destaca.

Uma outra questão que deve ser colocada em debate é a forma arbitrária como algumas pessoas tratam o já reduzido número de árvores existentes em Araçatuba. O corte indiscriminado e o vandalismo praticado por pessoas que buscam destruir árvores que já são plantadas de forma voluntária, em vez de preservá-las, também será tema das discussões caso o projeto seja aprovado.

A proposta de Almir, protocolada nesta quarta-feira, tramitará pelas comissões permanentes da Câmara antes de ser levada a votação em plenário.


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99706-6683
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.