ARAÇATUBA | 17 DEZEMBRO
| 16:53 | 23° MIN 35°MAX |
Poss. de Panc. de Chuva a Tarde - Fonte: CPTEC/INPE
CIDADES
Anunciante
Birigui e Gabriel Monteiro são destaque em educação no Índice Firjan
Anunciante

Os municípios de Birigui e Gabriel Monteiro estão entre as 11 cidades brasileiras que apresentaram excelentes indicadores em educação, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Foram analisados o percentual de docentes com ensino superior no ensino fundamental; atendimento à educação infantil; taxa de distorção idade-série e posição dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A pesquisa foi realizada em 2017 com base nos dados de 2016, em 5,5 mil municípios brasileiros. A nota varia de 0 pontos a 1: quanto maior o número, melhor é o desempenho da cidade. 

Birigui e Gabriel Monteiro estão no pódio da educação no País, com nota máxima. Eles dividem a excelente colocação com Marília, Taguaí, Santa Fé do Sul, Sebastianópolis do Sul, Fartura, Junqueirópolis, Aspásia, Santa Salete e Nova Guataporanga.

Apenas duas entre as melhores cidades em educação têm mais de cem mil habitantes -- Marília, com 235,2 mil, e Birigui, com 120,6 mil moradores. As nove restantes têm entre 1,5 mil e 31 mil habitantes.

BRASIL

A nota média do Brasil no índice de educação da Firjam foi de 0,7689, uma leve evolução de 0,6% em relação ao ano anterior.

Os indicadores de educação também revelam que o País está longe de atingir as metas definidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Uma delas era a universalização da educação infantil na pré-escola até 2016, o que não ocorreu – o País alcançou 80,4%.

A crise econômica impactou nos indicadores, mas para a Firjan, a principal barreira para o desenvolvimento dos municípios é a gestão mais eficiente dos recursos. “Sem dúvidas, essas são questões a serem enfrentadas pelos próximos governantes que serão eleitos em 2018”, destaca o relatório.


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.