ARAÇATUBA | 9 DEZEMBRO
| 17:10 | 15° MIN 31°MAX |
Parcialmente Nublado - Fonte: CPTEC/INPE
CIDADES
Anunciante
MAIS MÉDICOS
Araçatuba recebe oito novos médicos nesta quinta-feira
Anunciante

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba recebe, nesta quinta-feira (29), oito profissionais que substituirão parte dos 23 médicos cubanos do Programa Mais Médicos. Todas as vagas disponíveis para o município foram preenchidas no sistema do Ministério da Saúde, mas nem todos os interessados já procuraram a administração para dar início ao processo de contratação.

Na região, onde foram abertas 53 vagas em 16 municípios, a maioria dos profissionais que se inscreveu no programa ainda não procurou as Prefeituras. A expectativa é de que eles se apresentem nos próximos dias. O prazo para os médicos procurarem as unidades de saúde com os documentos para a contratação vai até 14 de dezembro.

Os oito médicos que irão se apresentar nesta quinta-feira (29) em Araçatuba vão participar de uma reunião com a secretária de Saúde, Carmem Silvia Guariente, representantes do setor de Atendimento Básico de Saúde da

Secretaria e também representantes da Associação Saúde da Família (ASF).

A diretora da Atenção Básica de Araçatuba, Aparecida Nava, disse que os médicos serão encaminhados para as UBSs conforme forem chegando. A ideia é priorizar as unidades com maior demanda, como é o caso do Umuarama e TV. “Mas antes de encaminhá-los, vamos analisar o perfil dos profissionais”, disse.

Nesta quarta-feira, houve reclamação de pacientes do Umuarama, que tiveram de esperar até quatro horas pelo atendimento médico.

A Prefeitura informou que tem feito remanejamento de médicos para não deixar a população sem assistência, mas um dos profissionais alocados no Umuarama teve de retornar à sua UBS de origem porque a médica que atenderia lá apresentou atestado por problema de saúde.

Araçatuba possui, hoje, 33 médicos na Atenção Básica. Com os cubanos, eram 56.

PRIMEIRO

Santo Antônio do Aracanguá foi a primeira cidade da região a contratar um profissional pelo novo edital do Mais Médicos. Ele está trabalhando na Unidade Básica de Saúde do Distrito de Vicentinópolis, que tem 2,5 mil pessoas a área de abrangência.

O médico Whitakyr Carvalho da Silva, 24 anos, de Araçatuba, assumiu a vaga deixada por um profissional cubano nesta terça-feira (27).

DEMAIS MUNICÍPIOS

Em General Salgado e Gastão Vidigal, os médicos deverão iniciar o atendimento na próxima segunda-feira (3). A primeira cidade contratou dois profissionais pelo Mais Médicos; a segunda, um. A médica que conquistou o posto oferecido em Guzolândia assumirá no dia sete de dezembro, segundo a Prefeitura.

Já em Turiúba e Braúna, que tinham uma vaga cada uma, os médicos ficaram de se apresentar na próxima semana. Os dois profissionais designados para Penápolis e o que assumirá em Itapura também ainda não compareceram aos municípios.

Em Castilho e Mirandópolis, com cinco vagas cada, apenas um médico se apresentou. Os demais devem fazê-lo na próxima semana. A profissional de Castilho iniciará o atendimento na próxima segunda.

No município de Ilha Solteira, onde há três vagas, dois homens e uma mulher foram classificados. Um fez a validação dos documentos nesta quarta (28); o outro pegou a relação do que é exigido para a contratação, mas ainda não deu início ao processo; e a outra médica ainda não procurou o setor de saúde para ser contratada.

Já em Glicério, o receio é de que a profissional inscrita desista da vaga. Ela esteve na cidade, mas ainda não decidiu se assumirá o posto e deve dar a resposta até esta sexta-feira (30).

Os municípios de Lavínia, Sud Mennucci e Valparaíso, com uma vaga cada, não informaram se os profissionais já se apresentaram.

 

 

 


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.