ARAÇATUBA | 18 AGOSTO
| 6:58 | 10° MIN 29°MAX |
Predomínio de Sol - Fonte: CPTEC/INPE
POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO
CÂMARA 70 ANOS
Aos 102 anos, vereador da 1ª legislatura recebe homenagem com colegas

A Câmara de Araçatuba deu início, na sessão desta segunda-feira (04), a sua programação de comemoração dos 70 anos de instalação da primeira legislatura araçatubense. Vereadores  da atual legislatura e de outras do passado participaram da cerimônia, entre eles José Ferreira Baptista Júnior, o Ferreirinha, que tem hoje 102 anos e foi parlamentar da primeira composição da Casa, em 1948.

Também compareceram à sessão o prefeito Dilador Borges (PSDB) e a vice Edna Flor (PPS), que  foi, por sinal, a primeira e única mulher a presidir até hoje a Casa de Leis. “Esta cerimônia é uma forma de reconhecermos a importância desse passado que nos trouxe até aqui. Queremos enaltecer todos que contribuíram para a construção desta instituição”, destacou o presidente da Câmara, vereador Rivael Papinha (PSB).

No decorrer da sessão especial, os parlamentares destacaram a importância histórica do Poder Legislativo local. Um vídeo institucional produzido pela TV Câmara também contou um pouco sobre a história da instituição ao longo das sete décadas.

No final da cerimônia, os vereadores e ex-vereadores receberam medalhas comemorativas aos 70 anos da Câmara. Os primeiros vereadores de Araçatuba foram empossados em 1922, mas somente em 1947 a lei estadual nº 1 estabeleceu regras para a instalação das Câmaras Municipais. A primeira legislatura araçatubense foi formada em 1º de janeiro de 1948, quando 23 parlamentares tomaram posse. Desde então, a Câmara de Araçatuba já teve 292 vereadores em 17 legislaturas.

PALESTRA COM JUIZ

Nesta terça-feira, Cerca de cinquenta alunos da escola estadual Abranche José visitaram a Câmara acompanhados pelo vereador Professor Cláudio (PMN) e pela professora de Ciências, Janaína Testi. A atividade também faz parte das comemorações dos 70 anos da primeira legislatura local.

Após a visitação de uma exposição histórica sobre as sete décadas de existência da Casa, os alunos, que estão no terceiro ano do ensino médio, assistiram à palestra “A importância do Poder Legislativo na visão política”, proferida pelo juiz de direito e professor universitário Emerson Sumariva Júnior. Servidores da Câmara também participaram.

Durante a palestra, o o magistrado explicou as diferenças entre os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, destacando a importância deste último na elaboração de leis. “Os representantes do Legislativo podem ser trocados pela comunidade por meio do voto. Quem nos representa aqui está por vontade nossa, ou seja, são os eleitores que decidem. Um Legislativo forte pode ser feito a partir das ações dos cidadãos”, afirmou o palestrante.

A importância da participação popular nas atividades da Câmara também foi discutida. No final, alunos e servidores públicos fizeram perguntas. Além de Professor Cláudio, também acompanharam a palestra os vereadores Rivael Papinha (PSB), Cido Saraiva (PMDB) e Márcio Saito (PSDB).

Nesta quarta-feira (06), estudantes do ensino médio irão acompanhar duas palestras na Câmara. Às 8h30, advogados do projeto “OAB vai à escola” falarão sobre “A dinâmica das eleições e a importância do voto”. Em seguida, a historiadora Angela Liberatti irá conduzir a palestra “A importância do Legislativo na visão histórica”.


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.