ARAÇATUBA | 19 JANEIRO
| 18:33 | 21° MIN 34°MAX |
Poss. de Panc. de Chuva a Tarde - Fonte: CPTEC/INPE
POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO
Anunciante
BATATA QUENTE NAS MÃOS
Ao assumir Prefeitura, vice enfrenta problema de coleta de lixo
Anunciante

Ao assumir o comando do município de Guararapes, em substituição ao prefeito Tarek Dargham (PTB), que está de férias, o vice Alex Arruda (PTB), 45 anos, tem um problemão para resolver. A empresa vencedora da licitação para fazer a limpeza pública da cidade foi impedida de assumir o serviço por força de uma liminar (decisão provisória) da Justiça.

Para não deixar a cidade sem coleta, Arruda convocou os 20 funcionários do departamento de Obras para fazer o serviço com cinco caminhões da Prefeitura. Por dia, o município produz 700 toneladas de lixo.

O contrato com a Monte Azul Ambiental, que fazia a coleta na cidade, venceu no dia 31 de dezembro. A nova empresa, ESN Prestação de Serviços Guararapes Ltda, passaria a cuidar da limpeza pública a partir desta quarta-feira.

Entretanto, uma das empresas participantes da licitação entrou com recurso alegando que a vencedora não tem condições de operar com os custos apresentados no certame. A Justiça acatou os argumentos e suspendeu provisoriamente a contratação.

Nesta quinta-feira, duas procuradoras do município foram a São Paulo na tentativa de derrubar a liminar que impede a contratação da vencedora. Até lá, o município terá de improvisar a coleta. Conforme o prefeito em exercício, isso vai atrasar outros serviços, como tapa-buracos e roçagem.

“Os servidores e os caminhões que precisamos alocar para a limpeza pública atuavam nestas outras frentes, por isso, queremos solucionar este problema o mais rápido possível”, explicou. Ele informou que a coleta no município é terceirizada há mais de dez anos.

INFORMATIZAÇÃO

Mas nem tudo é problema para Arruda nesta estreia como gestor de Guararapes. O município acaba de receber uma verba de R$ 207 mil para a informatização de seu sistema de saúde.

Com isso, os atendimentos nas três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e na Santa Casa serão unificados, tornando mais ágeis os agendamentos de consultas e exames e retirada de medicações.

A Prefeitura deverá abrir, nos próximos dias, uma licitação para a escolha da empresa que fará este serviço, mas ainda não há um prazo específico.

CASTRAÇÃO

Nesta quinta-feira, um dos compromissos do prefeito em exercício foi visitar o canil municipal, na Vicinal Ângelo Zancaner, onde está sendo construída uma ala cirúrgica para a castração de animais. A obra deve ser concluída ainda neste mês.

O agendamento das castrações será feito por um médico veterinário em parceria com duas ONGs de proteção animal.

EXPERIÊNCIA

Arruda, que exerce o seu primeiro mandato eletivo, diz que não vê problemas em substituir seu companheiro de partido e de gestão.

“Nestes dois anos como vice, sempre participei de tudo, aprendendo e opinando nas tomadas de decisões”, afirmou. “Tenho conhecimento da máquina”, completou ele, que é professor de Educação Física e já foi diretor de Esporte do município.  

Nestes 20 dias que ficará à frente do Executivo, ele disse que irá tocar os projetos em andamento. “A única coisa que vai mudar, neste período, é que a gente ganha um pouco mais de exposição e responsabilidade”, finalizou.

O prefeito Tarek Dargham reassume a Prefeitura de Guararapes no dia 21 de janeiro.

 

 

 

 

 


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.