ARAÇATUBA | 22 OUTUBRO
| 18:32 | 18° MIN 30°MAX |
Parcialmente Nublado - Fonte: CPTEC/INPE
CIDADES
Anunciante
Câncer
163 homens participam de evento da Santa Casa
Anunciante
Um total de 163 homens com idades acima de 45 anos participaram no último sábado (14) do 2º Circuito da Saúde do Homem, denominado "A Santa Casa vai te dar um toque". O evento foi promovido pela Gestão de Serviços Médicos e teve coordenação cientifica de Centro de Radioterapia e Centro de Tratamento Oncológico.

O evento registrou adesão três vezes maior do que o 1º Circuito da Saúde da Mulher, realizado no mês de outubro. "Isso significa que, infelizmente, a atenção preventiva que a rede pública disponibiliza à saúde do homem ainda não consegue atender a demanda por rastreamentos importantes e necessários como o câncer de próstata", avalia o diretor clínico da Santa de Araçatuba, Sergio Smolentzov.

SAÚDE DO HOMEM

O circuito combinou educação sobre a doença, através de palestra ministrada pelo oncologista clínico do CTO, Bruno Guilherme Kersten, e exames para rastreamento da doença: coleta de sangue para realização de exame PSA (Prova do Antígeno Prostático) coordenada pelo Laboratório de Análises Clínicas da Santa Casa; e toque retal sob a coordenação do médico radio-oncologista Caio Marcelo Jorge e os urologistas Fábio Navarro e Luiz Augusto Ramires Leão, que voluntariamente aderiram ao projeto do hospital.

O exame de toque retal era opcional. Do total de participantes, somente 7 inscritos optaram por não realiza-lo. O radio-oncologista Caio Marcelo Jorge, explica que embora o PSA sozinho detecta 70% das neoplasias, aproximadamente 25% dos tumores de próstata ocorrem em homens com PSA normal. De acordo com o médico, 50% dos nódulos palpáveis são malignos.

"Por causa desta complexidade é importantíssimo a realização de uma biópsia detalhada, com um mínimo de 18 fragmentos da próstata. Pois quanto maior o universo prostático explorado e analisado, mais exata será a identificação do nódulo e maiores serão as chances de cura", define o oncologista clínico Bruno Guilherme Kersten. Durante a palestra, Kersten reafirmou aos participantes a realização anual do rastreamento da próstata.

Os resultados dos exames serão liberados a partir do dia 30 deste mês. Os pacientes que apresentarem alteração no exame de PSA ou que tenham sido encontrados nódulos palpáveis durante o toque retal, serão encaminhados pela própria Santa Casa de Araçatuba para realização de toque retal para os que fizeram somente o PSA, e biópsias para os casos necessários. Casos comprovados de câncer serão agendados para tratamento no CTO.christian louboutin imitations on red sole slingbacks Replica Christian Louboutin Shoes US copy christian louboutin red crystal pumps
Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.