ARAÇATUBA | 9 DEZEMBRO
| 18:37 | 15° MIN 31°MAX |
Parcialmente Nublado - Fonte: CPTEC/INPE
CIDADES
Anunciante
NOVEMBRO AZUL
'Santa Casa vai te dar um toque' alerta contra o câncer de próstata
Anunciante

Um total de 170 homens com idades acima de 50 anos participaram neste sábado (24/11) do 5º Circuito da Saúde do Homem, denominado “A Santa Casa vai te dar um toque”. O evento é promovido sob a coordenação cientifica do Centro de Radioterapia e Centro de Tratamento Oncológico.

Com a turma desse ano, sobe para 920 o total de homens atendidos pelo programa que realiza o rastreamento da próstata através da realização dos dois exames do protocolo para diagnóstico precoce do câncer de próstata: PSA (Prova do Antígeno Prostático) obtida através de análise de sangue coletado e o toque retal. 

Os pacientes que apresentam alteração no exame de PSA e/ou no toque retal tenham sido detectados nódulos palpáveis são encaminhados pela própria Santa Casa de Araçatuba para realização de biópsias para os casos necessários.  

Casos que as biópsias comprovam tratar-se de tumores malignos ou doenças  como a prostatite  são  encaminhados para  o Centro de Tratamento Oncológico da Santa Casa de Araçatuba.  As quatro edições do circuito registram média anual de 15 pacientes com algum tido de doença na próstata, dentre as quais o câncer, e desconheciam o quadro.

TURMAS

Como forma de melhorar a dinâmica da jornada e o conforto dos pacientes, neste ano os participantes serão distribuídos em três turmas: 6h30, 8h30 e 10h. Aproximadamente 30 profissionais, dentre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, escriturários e pessoal de apoio, participaram da jornada que estará sob a coordenação geral da Gestão de Assistência da Santa Casa de Araçatuba. 

A coleta de sangue para realização de exame PSA (Prova do Antígeno Prostático) coordenada pelo Laboratório de Análises Clínicas da Santa Casa; e o exame de toque retal será realizado pelos médicos radio-oncologistas Caio Marcelo Jorge e Alerson Molotievischi. 

O evento também terá palestra sobre o câncer de próstata, ministrada pelo oncologista clínico, Bruno Guilherme Kersten.

Os resultados dos exames serão liberados até 20 dias após a realização do evento.

As vagas já foram totalmente preenchidas.

 

PROGRAMAÇÃO

Coffee de Boas Vindas

Palestra

Coleta de sangue

Início dos exames de toque retal


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.