ARAÇATUBA | 9 DEZEMBRO
| 17:30 | 15° MIN 31°MAX |
Parcialmente Nublado - Fonte: CPTEC/INPE
CULTURA E ARTE
Anunciante
CONSCIÊNCIA NEGRA
'O negro é capaz e pode estar em qualquer lugar'
Anunciante

“A gente cresceu com a história de que o negro era o escravo, que nós viemos para servir a população, que o negro era uma pessoa feia, que tinha de comer os restos dos outros, mas isso não é verdade. O negro é capaz, tem inteligência e pode estar em qualquer lugar”.

Com esta frase, a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Participação Cidadã, Regina Célia da Trindade, resume a importância do feriado desta terça-feira (20), Dia da Consciência Negra, instituído em 2003 por lei municipal.

A data foi escolhida por marcar a morte do líder negro Zumbi dos Palmares, morto aos 40 anos, em 20 de novembro de 1695.

Regina lembra que muitos questionam a necessidade do Dia da Consciência Negra, mas ela defende que é importante, porque ainda há muita discriminação racial no Brasil.

“O ideal é que não existisse uma data específica, mas ainda precisamos de um dia para refletir sobre a igualdade racial, porque, infelizmente, o negro é marginalizado, e só é lembrado quando faz uma coisa negativa para a sociedade”, diz.

Ela, que integra o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, cita casos de negros que, ao entrarem em uma loja, são seguidos por seguranças, por puro preconceito racial.

“Isso acontece por causa da cor da pele, que é a única coisa que temos de diferente. Infelizmente, ainda falta estudo, educação, as pessoas não têm conhecimento da história do mundo”, lamenta.

EVENTO NA PRAÇA

Para marcar o Dia da Consciência Negra, está prevista uma série de atividades na Praça Rui Barbosa, em Araçatuba, a partir das 16h desta terça-feira (20).

O evento, batizado de Negritude Araçatuba – Primeira Edição, reunirá exposição de fotos, oficina de confecções de bonecas negras, apresentação de danças, roda de samba com a Associação Juntos somos mais fortes e show com o grupo É pra ficar.

Haverá ainda amarração de turbantes, exposição de fotos, cortes de cabelos masculino e feminino, capoeira, confecção de bonecas de amarração de tecidos, dentre outras atividades.

“A iniciativa busca celebrar a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade, de afirmar direitos, identidade e atitude do povo negro", afirma Maria Cristina Domingues, secretária municipal de Assistência Social e Participação Cidadã.

SERVIÇO

O evento Negritude Araçatuba – Primeira Edição será realizado nesta terça-feira (20), das 16h às 22h, na Praça Rui Barbosa. A participação é gratuita.

 

 


 


Anunciante
O Araçatuba e Região não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Entre em contato através do telefone ou whatsapp a seguir e saiba como anunciar aqui
(18) 99774 5888
Copyright © 2018 Política e Mais. Todos os direitos reservados.